Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2006 - 19h28

Aldo demite dois funcionários fantasmas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), demitiu hoje duas funcionárias que ocupavam cargos de confiança na Casa, mas não trabalhavam. Um delas é Bernadete Vidal Firmino Santos, que recebia da Câmara, mas foi flagrada trabalhando na campanha do ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).

As demissões são resultado da "operação caça-fantasma" deflagrada por Aldo para identificar os funcionários que ocupam os CNEs (cargos de natureza especial). Ele também afastou Maria Eduarda Lomanto, filha do ex-deputado Leur Lomanto (PFL-BA). Ela ocupava um cargo de confiança na Segunda-Vice Presidência, mas não comparecia ao trabalho.

Na semana passada, Aldo demitiu Ganhy Lua, filha do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). A Câmara descobriu que ela morava em Salvador e não poderia trabalhar com o pai que é de Pernambuco.

O caso que mais chamou a atenção, no entanto, foi o de Bernadete. Ela ocupava um cargo de confiança na Câmara desde 2001, mas não trabalhava para a quarta-secretaria onde estava lotada. A funcionária foi flagrada auxiliando a campanha do ex-deputado Severino Cavalcanti em Pernambuco.

Severino renunciou ao mandato em outubro de 2005 para escapar de um processo de cassação de mandato, mas continuou atuando nos bastidores. O deputado foi acusado de corromper o dono de um restaurante na Câmara.

Bernadete recebia R$ 2.150 por mês. O cargo é da cota da Presidência da Câmara, mas ela estava cedida para a quarta-secretaria desde 2005, comandada pelo deputado João Caldas (PL-AL).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre funcionário fantasma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página