Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 21h38

Procuradoria Eleitoral de Mato Grosso envia ao STF documentos contra Antero

Publicidade

daAgência Folha, em Campo Grande

A Justiça Federal em Mato Grosso informou hoje que encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o documento entregue pelo empresário Luiz Antonio Vedoin --apontado como chefe da máfia dos sanguessugas-- como suposta prova do envolvimento do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) no esquema de venda de ambulâncias.

Antero, candidato a governador de Mato Grosso, não aparece na lista de congressistas investigados. O material foi remetido ao STF porque o senador tem foro privilegiado. A Justiça Federal não deu mais detalhes.

Vedoin entregou na quarta-feira ao juiz substituto da 2º Vara Federal de Cuiabá, César Bearsi, uma declaração confirmando a acusação contra Antero, além de quatro fotos de entrega a municípios de ambulâncias supostamente compradas com emendas do senador.

Acusação de Vedoin contra Antero ocorreu em entrevista publicada pela revista "Veja". O empresário disse que havia um acordo com o senador para pagamento de propina de R$ 40 mil por emendas destinada à compra de ambulâncias.

A Folha procurou o advogado de Vedoin, Otto Medeiros, para questioná-lo sobre por que somente agora o empresário envolveu Antero no esquema, após dois depoimentos à CPI dos Sanguessugas e um interrogatório de nove dias à Justiça. Medeiros não telefonou de volta.

Minas

A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais abriu um procedimento para tentar encontrar algum vínculo eleitoral nas denúncias envolvendo os deputados mineiros acusados pela CPI dos Sanguessugas para, após a eleição, impedir que eles tomem posse, caso sejam reeleitos para novo mandato.

O procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes, solicitou à presidência da CPI os documentos que comprovariam as denúncias contra os cinco parlamentares mineiros envolvidos na denúncia. A intenção é saber se existe algum fato que ligue a operação sanguessuga à eleição deste ano.

Leia mais
  • CPI dos Sanguessugas denuncia 72 parlamentares; veja lista
  • CPI dos Sanguessugas absolve 18 parlamentares

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: você é a favor do fim do voto secreto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página