Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 11h19

Lula lança programa que prioriza crescimento; Alckmin quer reduzir IR

Publicidade

da Folha Online

A campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança hoje o programa de governo do petista. Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa de governo, disse que a característica fundamental do segundo mandato será crescimento com distribuição de renda.

"Há um consenso mais ou menos geral de que o Brasil deverá ter um crescimento maior do que nós temos tido agora", disse ele.

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse por sua vez que a "praga da corrupção" é um dos fatores que impedem o Brasil de apresentar um maior crescimento econômico.

"Vejo que, sob o ponto de vista ético, nós vivemos um descalabro. Enquanto a gente não tirar essa praga da corrupção, o Brasil não vai para frente", afirmou ontem Alckmin durante caminhada pelo centro de Mogi das Cruzes (51 km a leste de São Paulo).

Mais tarde, em entrevista para o "Jornal da Globo", Alckmin prometeu reduzir impostos para ajudar a acelerar o crescimento. Entre as promessas do candidato estava a de reduzir o Imposto de Renda dos assalariados.

Programa de Lula

Garcia sinalizou que o governo vai usar a redução dos juros como forma de resolver os problemas de déficit fiscal e de equilíbrio na taxa de câmbio. O coordenador, no entanto, não confirmou que o governo vá acelerar a queda da taxa Selic.

"Ao invés de nós estarmos tão preocupados em cortes de programas sociais, nós podemos perfeitamente conseguir os mesmos objetivos de equilíbrio fiscal diminuindo o peso dos juros no nosso orçamento", disse.

O coordenador adiantou também que o programa será dividido em três partes. "A primeira para estabelecer o compromisso de crescimento com distribuição de renda, com ênfase na educação. A segunda e a terceira partes para detalhar o conjunto de ações que o presidente Lula vai executar em um eventual segundo mandato", afirmou.

Leia mais
  • Serra venceria no primeiro turno, diz Datafolha
  • Lula mantém chance de vencer no 1º turno e tem aprovação recorde, diz Datafolha
  • Maioria não assiste a propaganda eleitoral

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página