Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2006 - 16h42

Mercadante diz que Copa do Mundo prejudicou o PIB

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Piracicaba
da Folha Online, em São Paulo

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira que um dos fatores que prejudicou o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre foi a Copa do Mundo.

A economia brasileira registrou expansão de apenas 0,5% de abril a junho deste ano em relação ao primeiro trimestre, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Trata-se do pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2005, quando houve recuo de 1,2%. No primeiro trimestre, o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas por um país) teve avanço de 1,4%.

"Nós tivemos uma quebra de ritmo e precisa­ria ver o impacto disso, que foi o período da Copa do Mundo. Houve uma quebra geral no ní­vel de atividades. Praticamente em todos os dias de jogos você não tinha atividade profissio­nal, as pessoas paravam traba­lho e isso, evidentemente, teve impacto nas estatísticas", afirmou Mercadante, em Piracicaba (interior de São Paulo).

De acordo com o senador, os fatores principais que explica­riam o mau desempenho se­riam a apreciação da taxa de câmbio e a taxa de juros. Mercadante lembrou do corte na taxa Selic, de 0,5%, anunciada anteontem pelo Banco Central, afirmando que essa é a "menor taxa de juros dos últimos 31 anos".

"Temos outro instru­mento importante, que é reduzir impostos seletivamente em algumas cadeias produtivas pa­ra estimular o crescimento eco­nômico. O cenário do agrone­gócio melhorou, especialmente a cana-de-açúcar, citricultura, a carne, houve melhora sensí­vel. Temos todas as perspecti­vas de recuperar a trajetória do crescimento importante neste
ano", previu.

Ouça o trecho em que Mercadante fala sobre o crescimento do PIB

Durante campanha nesta quinta-feira, Mercadante afirmou que tem dois compromissos com a região de Piracicaba. Um deles é acabar com a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e o outro é a construção de um anel viário na entrada da cidade.

Nos próximos dias, o candidato petista deve concentrar sua agenda no interior de São Paulo. Hoje, pela manhã, ele esteve em Limeira e Piracicaba. Durante a tarde, faz campanha em Rio Claro e Araraquara. Amanhã, Mercadante passa pelos municípios de Adamantina, Lucélia, Presidente Prudente e Marília.

O candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Orestes Quércia, também faz campanha nesta tarde no interior do Estado, em Jaú e Avaré.

O tucano José Serra participa da sabatina da Folha, na capital.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página