Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2006 - 20h55

Collor anuncia voto em Lula

Publicidade

da Agência Folha

Um dia depois de registrar sua candidatura ao Senado por Alagoas, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB) disse em entrevista a um site de notícias local que votará em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Presidência da República.

Sobre Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência, Collor disse que o tucano pertence à "elite" e que está tão distante da realidade do Nordeste, que poderia ser comparado a um extraterrestre.

"Lula é nordestino, conhece nossas raízes e nossas carências e tem agido rápido no atendimento aos pleitos do Nordeste. O outro candidato, eu falo de Alckmin, o que posso dizer é que está muito distante da região. Está na elite, se colocar o Alckmin solto por aí no Nordeste vão pensar que ele é um ET", disse o ex-presidente ao site "Alagoas 24 horas".

Não é a primeira vez que Collor declara voto em Lula, a quem derrotou na eleição presidencial de 1989. Em 1998, quando Collor ainda estava inelegível, disse que votaria no petista porque Lula era o único que fazia oposição ao então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC foi reeleito no primeiro turno.

A assessoria do ex-presidente disse que ele só dará novas entrevistas quando tiver a candidatura homologada pela Justiça Eleitoral, o que pode acontecer amanhã.

A partir do deferimento da candidatura, Collor poderá participar do horário eleitoral de rádio e TV. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas, ele terá 25 segundos diários.

Collor renunciou ao mandato de presidente em 1992, para evitar o impeachment. Ele foi acusado de manter um esquema de corrupção em seu governo. Mesmo com a renúncia, o Senado o condenou a oito anos de inelegibilidade. Em 1994, Collor foi considerado inocente pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais
  • PIB cresce só 0,5% no 2º trimestre e põe em risco meta de Lula
  • Pesquisa Datafolha aponta para vitória de Lula no 1º turno

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página