Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2006 - 20h57

Lula pede direito de resposta contra Heloísa Helena

Publicidade

da Folha Online

A coligação que representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, entrou com pedido de direito de resposta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a coligação da senadora Heloísa Helena (PSOL).

Os petistas reclamam de suposta ofensa da candidata no programa eleitoral obrigatório de ontem, quinta-feira. Conforme a ação da coligação de Lula no TSE, a candidata Heloísa Helena "ultrapassou os limites da legalidade, por meio de ofensas, injurias, difamações e calúnias" ao candidato à reeleição.

Em contrapartida, a coligação de Lula solicita direito de resposta no horário eleitoral da candidata do PSOL, no programa noturno, pelo tempo igual ao utilizado na ofensa, ou seja, 1 minuto e 2 segundos.

Segundo o TSE, esse é o primeiro pedido de direito de resposta de candidato à Presidência da República contra outro candidato a presidente a chegar no tribunal desde o início do horário eleitoral obrigatório, no último dia 15 de agosto.

No programa de Heloísa Helena, a candidata diz que "deve ser mentira o resultado das pesquisas eleitorais que apontam para a vitória do banditismo político".

Heloísa Helena afirma ainda que a situação, num eventual segundo turno, seria diferente. "No segundo turno, é diferente: tempo igual no horário eleitoral, o Lula vai descer do seu trono de arrogância e ir aos debates para ser desmascarado", completa.

Segundo os advogados da coligação do presidente Lula, "o espírito é coibir para que a propaganda não descambe para a chamada 'baixaria', bem como para que os seus parâmetros fiquem no campo das propostas, projetos ou programas de Governo".

A coligação pede a concessão de liminar, sem ouvir a outra parte, para que seja impedida a reapresentação da propaganda eleitoral sob questionamento no horário gratuito destinado à coligação da candidatura de Heloísa Helena, seja ela em bloco ou em inserções.

Leia mais
  • TSE proíbe Alckmin de exibir propaganda sobre "mensalão" e "dólar na cueca"
  • Pesquisa Datafolha aponta para vitória de Lula no 1º turno

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página