Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 13h38

Lembo diz que fim do voto secreto dará mais transparência aos mandatos

Publicidade

ANDREA CATÃO
da Folha Online

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou que o fato de a Câmara dos Deputados ter votado ontem, em primeiro turno, o fim do voto secreto nas sessões do Congresso Nacional é de extrema importância para o processo democrático e a transparência do mandato do parlamentar.

Segundo ele, o voto aberto vai melhorar a representação no Congresso. "Agora teremos a oportunidade de ver como verdadeiramente se comportam os parlamentares, que não poderão mais esconder o voto", disse.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê o fim do voto secreto ainda deve passar por segunda votação na Câmara e depois seguir para o Senado, que não deve aprovar a emenda antes do primeiro turno das eleições.

Quando questionado sobre o processo eleitoral, Lembo repetiu o discurso da véspera ao dizer que acredita que o ex-governador do Estado Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, vai ganhar no primeiro turno.

"Será como no plebiscito sobre a lei do desarmamento. As pesquisas indicavam que a maioria iria votar pela proibição do porte de armas para civis, mas o resultado foi exatamente o contrário."

Na pesquisa Datafolha realizada nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, pode ganhar no primeiro turno. Ele tem 51% das intenções de voto, enquanto que Alckmin apresenta 27%.

Segundo o governador, tem muito "voto enrustido ou envergonhado" de eleitores que ainda não se posicionaram em quem vão votar nas próximas eleições. "Na madrugada do dia 2 de outubro nós vamos ter uma grande surpresa", disse.

Segurança

O governador do Estado também falou sobre o tema segurança. "Conversei com alguns publicitários que me sugeriram a realização de campanha que venha a contribuir para melhorar a auto-estima dos paulistas, que ficou muito abalada por causa da onda de violência".

Lembo ressaltou, no entanto, que a "polícia está preparada" para continuar a combater o crime organizado.

O governador esteve na manhã desta quarta-feira em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com educadores e a presidência do grupo Santander Banespa, que assinou convênio com o governo paulista para capacitação de professores de língua espanhola em toda a rede estadual de ensino.

Leia mais
  • Alckmin diz que confia em 2º turno e critica fala de Lula sobre democracia
  • Voto nulo não invalida eleição, diz Marco Aurélio

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página