Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 20h18

Lúcio mostra cena em que Ciro Gomes xinga "politiqueiros"

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Para atacar Cid Gomes (PSB), líder na disputa ao governo do Ceará, dois de seus adversários colocaram no ar ontem o trecho de um comício em que seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB), fala um palavrão para xingar políticos aliados ao governador e candidato à reeleição Lúcio Alcântara (PSDB).

A fala de Ciro, com imagens, foi usada no programa eleitoral de Lúcio e de José Maria de Melo (PL) --que destinou todo o seu tempo para isso.

O palavrão foi dito durante um comício, na semana passada, no município de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza. O ex-ministro, que é candidato a deputado federal, aparece rodeado de outros políticos. Bem ao lado dele, duas crianças, segurando bandeirinhas.

As duas propagandas ressaltaram que, no momento do palavrão, as crianças, que se distraíam com as bandeiras, olharam para Ciro. No programa do PL, o locutor diz que os meninos "se assustaram".

Logo após as imagens, Lúcio apareceu para dizer que refletiu muito antes de colocá-las no ar, mas que elas são um exemplo do que há de pior na política cearense, a "prepotência".

O trecho começa com Ciro apontando para si mesmo e dizendo, repetidas vezes: "meu nome é Ciro Gomes". Ao fundo do palanque, há um painel com as fotos de Cid e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Depois, Ciro diz que vai responder, à sua maneira: "Porque o governante que está hoje no Ceará só tem força para comprar consciências, para distribuir dinheiro para politiqueiro filho da puta", esbraveja. O palavrão é reproduzido na íntegra, sem cortes, no programa do PL. No dos tucanos, foi colocado um apito.

"Tenho certeza de que a família cearense condena atitudes grosseiras e prepotentes como essas que você acaba de assistir", diz Lúcio em seu programa.

A gravação havia sido feita há uma semana, mas só foi exibida no dia em que institutos de pesquisa estão nas ruas coletando dados sobre a disputa eleitoral no Estado.

Após a exibição da filmagem, Ciro lamentou que tenha falado um palavrão para desqualificar seus adversários e até pediu desculpas. Ele, porém, reclamou que a fala foi usada fora de contexto. A explicação é que ele respondia à acusação, feita pelo grupo tucano, de que houve irregularidades na licitação de merenda escolar na época em que Cid foi prefeito de Sobral.

A coligação de Cid entrou hoje com uma representação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para pedir a suspensão da propaganda, por considerá-la irregular. O advogado de Ciro iria entrar com um pedido de direito de resposta.

O TRE já concedeu hoje um minuto do tempo do programa do PSDB, nas inserções no rádio e na TV, para o grupo de Cid usar como direito de resposta, justamente por causa da propaganda com insinuações sobre a compra de merenda escolar.

Leia mais
  • Ciro Gomes xinga opositores em comício no Ceará
  • Lúcio Alcântara ataca presidente de seu partido no horário eleitoral

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página