Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2006 - 09h47

A favor de Jucá, Lula diz que reserva indígena ficou "maior do que se esperava"

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha, em Boa Vista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou participação no programa eleitoral do senador Romero Jucá (PMDB), candidato ao governo de Roraima, no qual diz que a demarcação da terra indígena Raposa/ Serra do Sol "acabou sendo maior do que se esperava".

A área, de 1,7 milhão de hectares, no nordeste do Estado, foi homologada por decreto assinado por Lula, no dia 15 de abril de 2005, em medida que causou protestos de grupos contrários à reserva.

"A demarcação das terras indígenas não é opção do presidente nem de um senador. Este é um ato obrigatório da Constituição e a demarcação dessa área foi definida em 1992. Ou seja, lá atrás, o Estado de Roraima deveria ter indicado quais as terras seriam preservadas", afirmou o presidente em pronunciamento exibido no programa eleitoral de TV de Jucá, na segunda-feira.

"Mas o governo do Estado se omitiu e a demarcação acabou sendo maior do que se esperava", continuou o presidente.

O governo de Roraima, que tem à frente Ottomar Pinto (PSDB), candidato à reeleição, negou por meio de sua Secretaria de Comunicação que tenha havido qualquer tipo de omissão e questionou o tom do pronunciamento de Lula.

"Se ele [Lula] reconhece que é uma área muito extensa, por que homologou?", questionou o secretário Rui Figueiredo.

Jucá ocupa o segundo lugar em pesquisa do Ibope sobre a disputa ao governo do Estado, atrás do rival tucano, que pode vencer no primeiro turno.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página