Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 10h16

Intenção de voto em Alckmin oscila mais no Sul e de Lula, no Norte/Centro Oeste

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha publicada hoje pela Folha de S.Paulo mostra que a intenção de voto para o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, teve maior oscilação na região Sul do país e para o presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, no Norte/Centro Oeste.

Segundo o levantamento, a intenção de voto no tucano cresceu cinco pontos percentuais no Sul --de 34% para 39%--, enquanto a do presidente Lula oscilou um ponto para cima --de 35% para 36%.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, Lula sofreu uma perda de seis pontos --de 53% para 47%-- e Alckmin variou dois pontos para cima, atingindo 32%.

A performance nessas regiões, porém, foi neutralizada pelo Sudeste, onde Lula teve uma variação positiva de dois pontos --de 42% para 44%--, enquanto o tucano manteve 33%.

No Nordeste, Lula continuou com 70%, e Alckmin, com 15%.

Estados

No Rio de Janeiro, Lula teve uma perda de cinco pontos e está com 43%, enquanto Alckmin subiu de 19% para 22%. Em Minas, o petista caiu três pontos e Alckmin cresceu três. Em São Paulo, entretanto, Lula oscilou dois pontos para cima e atingiu 39%, enquanto Alckmin variou dois pontos para baixo e ficou com 41%.

Nos municípios das regiões metropolitanas, o petista passou de 46% para 48% e o tucano recuou de 29% para 26%. Nas cidades localizadas no interior, as intenções de voto em Alckmin cresceram quatro pontos e chegaram a 31%, enquanto Lula oscilou um ponto para baixo, para 52%.

Corrida presidencial

De acordo com a pesquisa, Lula se mantém à frente na corrida presidencial. Se a eleição fosse hoje, o petista seria reeleito com 56% dos votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

De acordo com a pesquisa, a taxa de intenção de voto de Lula se manteve estável em 50% --mesmo percentual verificado na pesquisa da semana passada.

Em seguida, aparece o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, cuja taxa de intenção de voto oscilou de 28% para 29% --dentro da margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. A taxa de intenção de voto na candidata do PSOL, Heloísa Helena, permaneceu estável em 9%.

O Datafolha ouviu 7.735 eleitores em 353 cidades nos dias 18 e 19 de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 17958/2006.

Leia a pesquisa completa na edição desta quarta-feira da Folha de S.Paulo

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Assine a Folha de S.Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página