Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 20h30

Saiba mais: Berzoini foi ministro em duas pastas no governo Lula

Publicidade

da Folha Online

O deputado federal Ricardo Berzoini, 45, presidente nacional do PT, foi secretário-geral do partido e ocupou os cargos de ministro da Previdência Social e do Trabalho no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Berzoini ficou conhecido principalmente ao assumir o Ministério da Previdência Social. Foi ele que elaborou a reforma da Previdência na qual foi implantada a contribuição dos servidores inativos.

O ex-ministro também suspendeu, sem aviso prévio, o pagamento dos benefícios do INSS às pessoas com mais de 90 anos de idade até que elas se recadastrassem, o que criou filas de idosos em cadeiras de rodas nos postos do instituto.

Apesar da repercussão negativa das filas, Berzoini disse que não via razão para pedir desculpas aos aposentados, mas depois recuou. Por conta das filas, o PFL criou o "Troféu Berzoini de Crueldade Popular".

Em janeiro de 2004, Berzoini deixou a Previdência e assumiu o Ministério do Trabalho. Em julho de 2005, Berzoini deixou a pasta do Trabalho para assumir a Secretaria Geral do PT e em outubro, foi eleito presidente da legenda.

Mineiro de Juiz de Fora, Ricardo José Ribeiro Berzoini começou a trabalhar no Banco do Brasil em 1978, em São Paulo. Em 1985 tornou-se delegado do Sindicato dos Bancários de SP. Em 1988 ocupou a secretaria de Imprensa do sindicato; em 1991, passou a exercer o cargo de secretário-geral e em 1994 foi eleito presidente da entidade.

Filiado ao PT desde 1980, foi eleito deputado federal em 1998 com 63.313 votos e reeleito em 2002 com 132.176 votos. Nestas eleições, Berzoini tenta se reeleger para a vaga na Câmara Federal.

Leia mais
  • Crise também derruba diretor do Banco do Brasil
  • Mercadante afasta assessor por envolvimento em caso de reportagem contra Serra
  • Assessor de Mercadante confirma que articulou reportagem contra Serra

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página