Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 19h50

Heloísa Helena diz que dinheiro de paraísos fiscais paga dívidas de Lula

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Candidata do PSOL à Presidência, a senadora Heloísa Helena disse hoje em Salvador que a Polícia Federal precisa identificar a origem do dinheiro encontrado com petistas em São Paulo e que seria usado para a compra de um dossiê anti-tucanos. Ela afirmou que "milhões" de dólares são enviados a paraísos fiscais para "pagar marqueteiros e dívidas de campanha do presidente" Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu acho que é fundamental identificar a origem do dinheiro. É inaceitável que o Brasil esteja assistindo a milhares de dólares nas peças íntimas do vestuário masculino, sem origem, milhões [de dólares] encaminhados aos paraísos fiscais para pagar marqueteiros e dívidas de campanha do presidente", disse a senadora alagoana, antes de fazer uma caminhada no centro da capital baiana, no final da manhã.

De acordo com Heloísa Helena, o valor apreendido em São Paulo (R$ 1,7 milhão) circulou ilegalmente no país. "É ilegal porque tanto dinheiro em espécie, seja real ou dólar, só pode ter sido beneficiado com uma liberação direta dos cofres públicos, do narcotráfico ou do crime organizado."

A senadora disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "blindado" por seus assessores.

"Ele [o presidente] mais uma vez utilizou uma manobra eleitoreira muita esperta, dizendo à opinião pública que estava retirando de perto dele os envolvidos, quando se sabe que ele é o grande comandante de uma organização criminosa", afirmou a candidata do PSOL.

"Claro que tem petistas honestos, mas hoje o presidente da República e a cúpula palaciana do PT comandam uma organização criminosa capaz de fazer qualquer coisa para liquidar quem pela frente passa ameaçando o seu projeto de poder."

Durante a caminhada pelo centro de Salvador, Heloísa Helena foi acompanhada por cerca de 300 militantes. Antes de pedir votos aos eleitores, a senadora participou de um debate na Faculdade de Educação da UFBa (Universidade Federal da Bahia). Ontem à noite, em Feira de Santana (108 km de Salvador), Heloísa Helena também criticou o presidente Lula durante uma palestra para estudantes.

Leia mais
  • CPI vai cobrar agilidade da PF sobre origem do dinheiro do dossiê
  • Lula já admite possibilidade de disputar segundo turno

    Especial
  • Leia cobertura completa da máfia dos sanguessugas
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página