Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2006 - 11h01

Lula, Mercadante e Lorenzetti são sócios em ONG de São Paulo

Publicidade

do enviado especial da Folha a Florianópolis

Mais do que o churrasqueiro das festas petistas, Jorge Lorenzetti, suspeito de participar da compra do dossiê contra tucanos, aparece como sócio do presidente Lula e de Aloizio Mercadante numa ONG de São Paulo fundada em 1989.

Pelo site da Receita a entidade, a RCT (Rede de Comunicação dos Trabalhadores), continua ativa. Participam da ONG outros envolvidos no caso do dossiê: o presidente do PT, Ricardo Berzoini, e seu ex-secretário no Trabalho Oswaldo Bargas. No total, a lista de fundadores chega a 53 petistas e tem como secretário o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chefe da pasta que enviou recursos a outra ONG ligada a Lorenzetti, a Unitrabalho.

Lorenzetti é diretor administrativo do Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), controlado pela União. Foi indicado ao cargo em 2005 por Lula, segundo a assessoria do banco. Ele está afastado desde agosto para atuar na campanha.

Conforme a Folha revelou em maio, a RCT também atuava no mercado com o nome de TVT e trabalhou irregularmente na prefeitura de São José dos Campos, então do PT.

Mesmo sem contrato, vencido por outra empresa, a ONG participou de campanhas publicitárias. Não há registro de quanto a ONG levou dos R$ 6 milhões repassados à Contexto, responsável pelo contrato.

Pela ata registrada em cartório, Lula sabia da atuação da ONG em São José dos Campos e tratou dela em reunião de 1º de julho de 1996. Bargas estava na reunião.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página