Publicidade

Publicidade
Brasil
25/09/2006 - 16h31

Procurador denuncia Costa e Delúbio por envolvimento na máfia dos vampiros

Publicidade
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O procurador da República no Distrito Federal, Gustavo Pessanha, decidiu nesta segunda-feira denunciar à Justiça o ex-ministro da Saúde e candidato ao governo de Pernambuco, Humberto Costa (PT), e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares por corrupção e formação de quadrilha na máfia dos vampiros.

A Polícia Federal já havia indiciado Costa, Delúbio e outros 40 envolvidos no esquema. O relatório da PF foi entregue ao Ministério Público em 15 de agosto.

O documento da Polícia Federal indicia os suspeitos sob acusação de praticar fraude a licitações, crimes contra a ordem econômica, corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e formação de quadrilha, entre outros delitos, no âmbito da Saúde.

Hoje, o procurador protocolou a denúncia na 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília. No total, Pessanha decidiu denunciar 33 envolvidos no esquema.

A Operação Vampiro investigou o envolvimento de empresários e funcionários do Ministério da Saúde na compra superfaturada de medicamentos que atuam no processo de coagulação do sangue, os hemoderivados.

Aliados de Costa temem o impacto negativo da denúncia na campanha do petista.

Leia mais
  • Para Humberto Costa, denúncia é "complô contra sua candidatura"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Vampiro
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca