Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2006 - 17h42

Procurador diz que Costa dava respaldo para servidor atuar com vampiros

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Na denúncia encaminhada hoje à Justiça Federal, na qual pede o indiciamento do ex-ministro da Saúde Humberto Costa e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o procurador da República Gustavo Pessanha acusa o ex-ministro de ter conhecimento e dar respaldo aos servidores do Ministério da Saúde que atuavam na máfia dos vampiros.

"Que ele dava respaldo, isso temos total ciência. Mas não há indícios de que o ministro tenha recebido dinheiro", disse o procurador nesta segunda-feira.

Já em relação a Delúbio Soares, Pessanha disse que as investigações apontam o recebimento de propina pelo ex-tesoureiro do PT, com dinheiro saindo de fraudes na compra superfaturada de remédios e hemoderivados.

O Ministério Público conseguiu constatar que Delúbio teria recebido pelo menos uma remessa de R$ 723 mil, que acabou interceptada pela Polícia Federal no decorrer das investigações.

"A função dele [Delúbio] era unicamente arrecadar dinheiro. Eram carregamentos de dinheiro vivo em malas. O Delúbio era apenas um dos destinatários", afirmou Pessanha.

O procurador não quis especular e disse não ter informações sobre o destino dos recursos arrecadados com as fraudes no Ministério da Saúde.

Pessanha também rebateu as críticas de que estaria tornando a denúncia pública a menos de uma semana das eleições para prejudicar a candidatura de Humberto Costa ao governo de Pernambuco.

O procurador disse que o prazo para a entrega da denúncia vence nesta segunda-feira e descartou qualquer motivação política na divulgação.

Leia mais
  • Procurador denuncia Costa e Delúbio por envolvimento na máfia dos vampiros
  • Aécio diz que PF tem que revelar origem do dinheiro para dossiê antes do dia 1º

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Vampiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página