Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 16h52

Tarso diz que Lula será reeleito no primeiro turno

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A menos de uma semana das eleições, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, deixou nesta terça-feira a cautela de lado e disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reeleito no primeiro turno. O ministro afirmou que nenhuma acusação grave poderá surgir ao longo da semana para tirar a vitória do candidato petista.

"No Brasil, as contentas eleitorais são sempre muito duras na última semana. Mas dessa vez é exceção. É muito difícil que as acusações sejam em maior grau agora. Na minha opinião, o presidente ganha no primeiro turno", disse.

O ministro não quis adiantar se o presidente Lula participará do debate com os demais candidatos na TV Globo, na próxima quinta-feira. Segundo ele, Lula vai revelar sua decisão no dia do debate, pela manhã.

Tarso disse que Lula terá vantagens e desvantagens ao tomar a decisão. "O cenário favorável é demonstrar publicamente que o programa de governo do Alckmin tem pouca diferença em relação ao de Heloísa Helena e do Cristovam. O aspecto desfavorável é que, representando a ampla maioria, seria alvo dos ataques. Logo, ele tem que pesar muito bem", disse.

O ministro disse que, mesmo com o acirramento dos ataques entre governo e oposição no período pré-eleitoral, a intenção do presidente Lula é chamar todos os partidos para reunir forças políticas se for eleito para o segundo mandato.

"Eu não prevejo um governo difícil após as eleições. Se o presidente for reeleito, ele vai imediatamente chamar todas as forças democráticas e partidos para um pacto de concertação. Se ganharmos, queremos conversar com todas as forças políticas", disse.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página