Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 20h32

Lula lidera disputa presidencial, diz Ibope

Publicidade

da Folha Online

A terceira pesquisa Ibope realizada após a crise política motivada pela compra de um dossiê por integrantes do PT contra políticos do PSDB mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantém à frente na disputa pela corrida presidencial. Lula aparece com 48% das intenções de voto --ele tinha 47% na pesquisa anterior.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em seguida, com 32% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 33%.

A senadora Heloísa Helena (PSOL) se manteve em 8% --mesmo percentual da pesquisa anterior. Cristovam Buarque (PDT) se manteve com 2%. Ana Maria Rangel (PRP) tem 1% das preferências.

José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimento (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto.

Com esse resultado, a diferença de Lula para os demais candidatos ficou em 5 pontos. Na pesquisa anterior, a diferença era de 3 pontos. Considerando só os votos válidos, Lula venceria com 53%. Alckmin vem em seguida, com 35%. Heloísa tem 9%.

Pela margem de erro da pesquisa, de 2 pontos para mais ou para menos, o índice de votos válidos do petista varia de 51% a 55%, ou seja, se elegeria no primeiro turno.

Num eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista venceria com 52% das intenções de voto contra 40% do tucano.

A pesquisa ouviu 3.010 eleitores de 200 cidades entre os dias 25 e 26 deste mês. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Outras pesquisas

Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra que o presidente Lula seria reeleito no primeiro turno, com 51,1% das intenções de voto --ele tinha 51,4% anteriormente.

A taxa de intenção de voto em Alckmin passou de 19,6% de intenção de votos para 27,5% no período. Heloísa aparece com 5,7% das intenções de votos, ante 8,6% em agosto. A margem de erro é de até três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página