Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2006 - 07h45

Eleitores vão conhecer principais vencedores à meia-noite de domingo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

À meia noite de domingo, os eleitores brasileiros já vão conhecer os principais resultados das eleições deste ano. Segundo o diretor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Athayde Fontoura Filho, a expectativa do tribunal é que pouco antes da meia-noite 90% da apuração esteja concluída. "A totalização dos resultados começa às cinco horas da tarde, quando encerra a votação. A partir das 19h, teremos a divulgação dos primeiros resultados", disse.

Na primeira divulgação, o TSE estima já ter apurado 30% dos votos válidos de todo o país.

O tribunal espera uma votação tranqüila, com o encerramento da votação na maioria das 380 mil seções eleitorais do país às cinco da tarde. Fontoura estima que cada eleitor vai gastar cerca de 40 segundos para votar. "Se alguns ultrapassarem essa média, teremos filas em algumas seções", disse.

O diretor ressaltou, no entanto, que houve divisão em seções eleitorais que reuniam um número muito grande de eleitores para evitar atrasos e reduzir a espera pela votação.

Segundo Fontoura, o eleitor é livre para permanecer o tempo que desejar na cabine de votação --sem qualquer interferência dos mesários no processo de escolha dos candidatos. "Os mesários são alertados a não exercerem nenhum tipo de pressão ou acelerar os eleitores", disse.

Ele alerta os eleitores para que levem a tradicional "cola", um papel com o número dos candidatos, justamente para evitar atrasos no momento da votação. "É importante levar a cola já que o eleitor vai escolher cinco candidatos. Isso facilita todo o processo", encerrou.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página