Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2006 - 20h07

Pefelista Eliseu Resende vence a eleição para o Senado em MG

Publicidade

da Folha Online

O deputado federal Eliseu Resende (PFL), 77, venceu a disputa pela vaga ao Senado em Minas Gerais.

Com 84% das urnas apuradas, Resende aparece com 61,36% dos votos válidos e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, o ex-governador Newton Cardoso (PMDB), que tem 28,53%.

Eliseu Resende formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem PhD pela Universidade de Nova York. Foi ministro da Fazenda durante o governo Itamar Franco durante pouco mais de dois meses e deixou o cargo acusado de fazer pressão dentro do governo para liberar empréstimo ao Peru para uma obra que seria tocada por uma construtora com a qual tinha tido vínculo profissional. Na época, negou.

A vitória de Resende foi bastante influenciada pelo apoio dado ao deputado pelo governador do Estado, Aécio Neves (PSDB), que se reelegeu hoje com ampla margem de vantagem.

O apoio do tucano foi decisivo para que Resende conseguisse tirar a vantagem que Newton Cardoso tinha inicialmente na disputa, que chegou a 12 pontos.

Cardoso, por sua vez, teve o apoio do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também do candidato petista em Minas, Nilmário Miranda.

Por outro lado, outra liderança política do PMDB no Estado, o ex-presidente Itamar Franco decidiu apoiar tanto Aécio quanto a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) em nível nacional.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página