Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2006 - 21h12

Tucano Ottomar Pinto continua no cargo de governador de Roraima

Publicidade

da Folha Online

O governador Ottomar Pinto (PSDB) deve continuar no cargo de governador de Roraima sem a necessidade de realização de segundo turno. Ele está matematicamente eleito, de acordo com a apuração parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com 83,74% dos votos apurados, o tucano aparece com 61,87% dos votos válidos, contra os 30,78% de Romero Jucá (PMDB).

Na disputa por uma vaga no Senado, Mozarildo (PTB) está com 54,88% dos votos e deve vencer. Teresa (PPS) aparece com 42,39%.

A informação sobre o candidato matematicamente eleito é baseada em cálculos feitos pela Folha Online antes da divulgação oficial do resultado pela Justiça Eleitoral. Clique aqui para conferir a apuração em Roraima em tempo real.

Carreira

Ottomar de Sousa Pinto é oficial brigadeiro da Aeronáutica. Primeiro governador eleito do Estado de Roraima (1991-1994), iniciou a carreira militar na Escola de Aeronáutica de Campos dos Afonsos (1948), no Rio de Janeiro, na condição de cadete do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, saindo aspirante em 1952.

Em 1973, concluiu o Curso de Estado-Maior da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, saindo coronel aos 42 anos. Durante a carreira militar, realizou os seguintes cursos de nível superior: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Medicina, Direito, Ciências Contábeis e Economia.

Desempenhou importantes atividades relacionadas à construção, reforma e ampliação de alguns dos mais importantes aeroportos brasileiros.

Chefiou a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), quando reformou, ampliou, construiu e asfaltou os aeroportos de Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Tucuruí, Cruzeiro do Sul, Tefé, Conceição do Araguaia, Oiapoque, Imperatriz e São Félix do Xingu.

Em 1979, foi nomeado governador do então Território Federal de Roraima, no início do governo do presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, permanecendo no cargo até abril de 1983. Durante esse período, desenvolveu diversos projetos voltados para a ocupação demográfica do interior e o desenvolvimento sócio-econômico da região, com vistas à transformação do Território em Estado.

Foi deputado federal constituinte (1986-1990), com sua mulher, Marluce Pinto. Em 1990, candidatou-se a governador do Estado de Roraima e foi eleito. Implantou o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual de Roraima.

Em 1996, foi eleito prefeito de Boa Vista. O atual mandato do governador Ottomar Pinto teve início em 10 de novembro de 2004, quando ganhou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o direito de assumir o governo em substituição a Francisco Flamarion Portela, cassado por crime eleitoral durante a campanha de 2002.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o governador de Roraima

    Especial
  • Veja o placar completo da eleição em Roraima
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página