Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2006 - 22h19

Francisco Dornelles vence Jandira Feghali e é eleito senador pelo Rio

Publicidade

CLARICE SPITZ
DENYSE GODOY
da Folha Online, no Rio e em São Paulo

Francisco Dornelles (PP) venceu a eleição para representar o Rio de Janeiro no Senado pelos próximos oito anos. Com 98,94% das urnas apuradas, ele teve 45,84% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou Jandira Feghali, com 37,55%.

A pesquisa de boca-de-urna realizada pelo Ibope e divulgada no fim da tarde deste domingo havia apontado que estava apertada a briga entre Dornelles e Feghali: cada um tinha 39% dos votos válidos.

A bancada fluminense no Senado também inclui Sergio Cabral (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), que ainda têm quatro anos de mandato. Cabral poderá deixar a vaga caso seja eleito governador --ele vai disputar o segundo turno com Denise Frossard (PPS). O suplente de Cabral é Regis Velasco, que assumirá sua vaga caso seja confirmado esse cenário. Já Saturnino Braga (PT) deixará de ser senador no final deste ano.

Natural de Belo Horizonte (MG), Dornelles, 71, é segundo vice-presidente do PP. Formado em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi procurador da Fazenda Nacional e professor da UFRJ e da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Em 1985, foi ministro da Fazenda, nomeado por Tancredo Neves, seu tio. Ainda foi ministro do Trabalho no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, de janeiro de 1999 a abril de 2002. No primeiro mandato de FHC, foi titular do ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo de maio de 1996 a março de 1998.

Ele está no seu quinto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. O primeiro foi de 1987 a 1991, quando participou da Assembléia Constituinte.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página