Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2000 - 17h55

FHC pede a saída de Slobodan Milosevic

Publicidade

Clóvis Rossi
da Folha de S.Paulo

O presidente Fernando Henrique Cardoso juntou-se hoje ao crescente coro que pede, aberta ou veladamente, a saída do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic da presidência da Iugoslávia.

"É inconcebível que uma Europa próspera possa conviver com regimes autoritários ou com a fraude", disse FHC, em palestra na festa do 70º aniversário do Instituto Ibero-americano.

Num primeiro momento, FHC confundiu o país de Milosevic, situando-o como mandatário da Eslovênia, uma das repúblicas surgidas do desdobramento da antiga Iugoslávia.

Milosevic é acusado, além de autoritarismo e de responsável por operações de limpeza étnica na Bósnia e no Kosovo, de ter fraudado as eleições presidenciais de 24 de setembro.

Suspeita-se que seu principal opositor, Vojislav Kostunica, tenha obtido número suficiente de votos para dispensar um segundo turno. Mas as autoridades eleitorais, fiéis a Milosevic, determinaram a realização de um segundo turno, previsto para domingo, mas do qual Kostunica não pretende participar.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página