Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2006 - 09h58

Secretário de Kassab chefiará, no cargo, transição de Serra

Publicidade

LEANDRO BEGUOCI
da Folha de S.Paulo

O tucano José Serra anunciou ontem o coordenador da transição entre seu futuro governo e o atual, comandado por Cláudio Lembo (PFL). Será o Secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa --que, no entanto, não deixará o cargo para assumir a transição.

Um dos motivos apontados por Serra para que o secretário não deixe o cargo e a administração de Gilberto Kassab (PFL) foi a proximidade entre a prefeitura e o gabinete do governador no centro da cidade, onde se reunirão as equipes de transição. Hoje já acontecerá a primeira reunião entre Mauro Ricardo e Rubens Lara, secretário da Casa Civil do governo Lembo e responsável por coordenador a transição pelo lado do atual governador.

O encontro deve acontecer em um almoço no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital, durante o horário de expediente de Mauro Ricardo na prefeitura. Na pauta, o Orçamento do Estado de São Paulo.

Questionado sobre o acúmulo de funções, Serra disse que não haverá problema algum. Até brincou. Disse esperar que Mauro Ricardo, tal como ele, possa ter um "cérebro feminino" e consiga conciliar as duas funções. Mais tarde, afirmou que a nomeação se deve à facilidade do secretário de Kassab em lidar com questões burocráticas e da administração com facilidade, o que facilitaria a transição.

Perfil

Mauro Ricardo é apontado como a pessoa com mais chances de deixar a Prefeitura para assumir um cargo no Palácio dos Bandeirantes em janeiro. Funcionário de carreira da Receita Federal e administrador de empresas com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, ele acompanha Serra desde que o tucano era ministro do Planejamento, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Na época, Mauro Ricardo era subsecretário da pasta do Planejamento.

Fluminense de Niterói, o coordenador de transição foi nomeado por Serra para a Secretaria de Finanças do município no primeiro ano de governo, no ano passado. Ele deixou a presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, do governador Aécio Neves (PSDB) e veio a São Paulo com a responsabilidade de colocar as finanças da prefeitura em ordem. Ele continuou no cargo mesmo após Serra deixar a prefeitura para disputar o governo. É considerado entre tucanos como "o Serra do Serra".

O fato de Mauro Ricardo não deixar a prefeitura para assumir a transição, segundo tucanos ouvidos pela Folha, mostra a cautela de Serra em desmontar a equipe que deixou no comando do município. De acordo com esses aliados, o tucano quer manter o controle sobre a cidade de maneira a evitar que o que considera vitrine de seu modo de governar se transforme em vidraça. Ontem, durante o anúncio, Serra, apesar das especulações em contrário, frisou que o fato de nomear Mauro Ricardo para a transição não significa que o secretário de Kassab vá deixar a prefeitura.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página