Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2006 - 15h20

Deferimento de candidaturas pode mudar bancada federal de SP

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu as candidaturas à Câmara Federal de Carlos Sampaio (PSDB) e Dimas Ramalho (PPS), ambos candidatos por São Paulo. Os dois já são deputados federais e podem, dependendo da recontagem dos votos, ser reeleitos.

Como as candidaturas eram consideradas não-registradas, a votação de Sampaio e Ramalho era, até agora, considerada como não-válida. Com o registro deferido, os votos terão de ser incluídos na contagem oficial e o resultado final será recontabilizado, o que pode redefinir a bancada do Estado no Congresso.

De acordo com a assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, isso só deve ocorrer na semana que vem. Os tribunais têm até o dia 16 para proclamar oficialmente os resultados das eleições.

Ambos tiveram votações expressivas, o que pode fazer diferença tanto no quociente eleitoral quanto na lista dos mais votados em seus partidos. Isso significa que, dependendo da conta final, os dois podem ser eleitos no lugar de algum colega de partido ou tirando a vaga de outras legendas.

Como a votação também conta para a legenda, o número de votos de cada um pode, ainda, ajudar a aumentar a bancada dos seus partidos.

O Estado de São Paulo tem direito a 70 vagas na Câmara Federal.

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página