Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2006 - 09h28

Força caseira motiva o mais jovem deputado

Publicidade

LUÍS FERRARI
PAULO COBOS
da Folha de S.Paulo

A transferência de votos para membros de uma família com tradição política não é privilégio das esposas de líderes políticos locais. Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB), 22 (só um a mais do que a idade mínima exigida na Constituição), será o deputado federal mais jovem da próxima legislatura. Seu pai está no terceiro mandato na prefeitura de Petrolina, reduto eleitoral da família, no interior pernambucano.

"Minha família faz política há mais de 50 anos. Meu pai foi duas vezes deputado federal e já tive parentes senadores. Desde a infância, sempre acompanhei a atuação de meu pai, que já foi candidato ao governo na chapa de Miguel Arraes. Sempre que possível, eu o acompanhava", diz Coelho Filho, que seguiu a rotina de campanhas políticas durante toda a vida. Quando ele nasceu, em 1984, seu pai, que integraria a Assembléia Constituinte anos mais tarde, já exercia o mandato de deputado estadual.

O parente que foi mais longe na carreira política é seu tio-avô, Nilo de Souza Coelho, que foi governador e, no Legislativo, chegou à Presidência do Senado.

A presença política da clã é tão forte que há até um ramo familiar que diverge politicamente, conta Coelho Filho. "Há outro parente nosso, Osvaldo Coelho, que é do PFL. Desta vez, ele não se reelegeu, mas, salvo engano, teve dez mandatos na Câmara."

O deputado federal mais velho da próxima legislatura também é um representante de um Estado da região Nordeste e tem tradição política. É o ex-governador do Piauí Alberto Silva (PMDB), que tem 87 anos de idade.

Entre as mulheres, de acordo com as informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, a mais jovem das recém-eleitas é Manuela (PC do B-RS), 25. Ela tinha apenas sete anos de idade quando a deputada mais velha da próxima legislatura, Luiza Erundina (PSB), 71, assumiu a prefeitura de São Paulo, em 1989.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página