Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 09h47

Comando da campanha teme desgaste e Alckmin evita encontrar Garotinho

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Sem a presença de Geraldo Alckmin, que estará hoje no Rio, o ex-governador Anthony Garotinho inaugura a partir das 10h, na Baixada Fluminense (região metropolitana do Rio), cinco comitês do tucano à Presidência da República.

A ausência de Alckmin frustou Garotinho, que planejava apresentá-lo à população de pelo menos cinco municípios da região, uma das mais pobres do Estado. O comando da campanha tucana teme um desgaste na imagem do candidato se ele aparecer, pela segunda vez nesta campanha ao segundo turno, acompanhado do ex-governador fluminense.

"O maior interessado na campanha dele deve ser ele próprio. É bom que o candidato venha", reclamou Garotinho, presidente do PMDB no Estado, em entrevista por telefone.

Pela agenda oficial, Alckmin vai de manhã ao Rio, onde será sabatinado na sede do jornal "O Globo", no centro. À tarde, conduzido pelo prefeito Cesar Maia (PFL), irá a Bangu.

A visita de Alckmin à Baixada foi discutida durante todo o dia por dirigentes do PSDB e do PFL. Apesar da disposição do peemedebista de recebê-lo, ela acabou não sendo confirmada. Há também a possibilidade de Alckmin ir à Baixada no domingo, talvez com Garotinho.

Se houver uma mudança de planos e for à Baixada, Alckmin será acompanhado pelo deputado estadual eleito José Camilo Zito, ex-prefeito de Duque de Caxias e campeão de votos na região. Nessa hipótese, Alckmin só participaria da inauguração do último comitê, na cidade de Mesquita, já no início da noite.

O PSDB passou os últimos dias dividido sobre o que fazer em relação ao Rio, tido como um espaço fundamental às pretensões do candidato tucano.

Desde que o Garotinho e sua mulher, a governadora Rosinha Matheus, anunciaram o apoio a Alckmin, este deixou de ir ao Rio. O motivo foi a reação de Cesar Maia e da candidata do PPS ao governo, Denise Frossard, que apoiavam Alckmin e são inimigos dos Garotinho.

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página