Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 21h48

TRE-SP confirma eleição de Carlos Sampaio e Dimas Ramalho

Publicidade

da Folha Online

Os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Dimas Ramalho (PPS-SP) tiveram suas votações confirmadas pela Justiça Eleitoral hoje. Os dois tinham as candidaturas contestadas no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por serem promotores de Justiça e o tribunal paulista ter dúvidas sobre a possibilidade dos dois disputarem cargos eletivos.

Como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que as candidaturas de promotores são permitidas, eles tiveram seus votos confirmados pelo TRE paulista e, com isto, alteram o quadro de deputados federais eleitos no Estado.

Para que Sampaio e Ramalho possam assumir suas vagas na Câmara Federal, Marcelo Ricardo Mariano (PP) e Jairo Paes de Lira (PTC), que haviam sido proclamados eleitos, foram rebaixados a primeiro suplente em seus partidos e terão que esperar por uma vaga para assumirem. Lira havia sido o segundo candidato eleito do PTC, com 6.673 votos, atrás do estilista Clodovil Hernandes (PTC). Mariano teve 8.278 votos.

De acordo com o TRE paulista, além da alteração no quadro de deputados federais eleitos, a nova contagem dos votos também alterou o quociente eleitoral. Carlos Sampaio teve 239,7 mil votos, ocupando o oitavo lugar entre os mais votados, e Ramalho teve 117,1 mil votos.

Com a nova totalização feita pelo TRE paulista, o número de votos válidos para deputado federal passou de 20,3 milhões para 20,7 milhões e o quociente eleitoral de 290,7 mil para 296,5 mil. De acordo com o TRE, o quociente eleitoral também foi alterado para deputado estadual e passou de 215,6 mil para 217mil mas esta mudança não provocou mudanças no quadro de eleitos.

De acordo com o TRE, ainda cabem recursos ao TSE e os números poderão ser retotalizados.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página