Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2006 - 18h03

Epitácio Cafeteira é o senador eleito mais velho no primeiro turno

Publicidade

da Folha Online

Os senadores eleitos Epitácio Cafeteira (PTB-MA), João Durval (PDT-BA) e Eliseu Resende (PFL-MG) são os mais velhos que irão assumir os cargos no próximo ano. Segundo levantamento feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o perfil dos candidatos eleitos no primeiro turno, Cafeteira é o mais velho, com 82 anos, seguido por Durval e Resende, ambos com 77 anos, pelo ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS), os dois com 76 anos cada.

Os senadores eleitos mais jovens são João Vicente Claudino (PTB-PI), Expedito Júnior (PPS-RO) e Marconi Perillo (PSDB-GO), todos com 43 anos cada.

Entre os governadores eleitos, os mais velhos são o de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB), com 75 anos, e o de São Paulo, José Serra (PSDB), com 64.Os mais jovens são o do Acre, Binho Marques (PT), e do Ceará, Cid Gomes (PSB), ambos com 43 anos.

Segundo o levantamento do TSE, a principal ocupação declarada pelo 17 governadores eleitos no primeiro turno é a de governador mesmo, já que oito foram reeleitos para o cargo. No Senado, as profissões mais comuns são a de deputado federal e de pecuarista, apontadas por oito dos eleitos ,sendo quatro de cada ocupação.

Além dos pecuaristas e deputados federais, entre os 27 senadores eleitos estão dois economistas, dois advogados, um aposentado, um administrador, um pedagogo, um ex-ministro, um médico, um servidor público estadual, um empresário e um professor do ensino fundamental. De acordo com o TSE, cinco se declararam senadores, apesar de sete terem se reelegido para o cargo, e dois não informaram suas ocupações.

Entre os eleitos para os governos estaduais, 12 têm curso superior completo, dois têm superior incompleto, dois eleitos cursaram o ensino médio e um concluiu o ensino fundamental. Entre os senadores eleitos, 20 fizeram curso superior completo e os outros têm ao menos o ensino médio concluído.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página