Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2006 - 13h15

Em Buenos Aires, FHC critica "truques" do PT

Publicidade

da Ansa, em Buenos Aires

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à imprensa argentina, qualificou de "triste" o fato de o PT ter como base eleitoral uma população pouco instruída e considerou a possibilidade de que um segundo governo de Lula teria dificuldades de estabelecer alianças no Congresso. FHC também criticou os "truques" e a falta de "valores" do PT.

Questionado sobre a afirmação do sociólogo Hélio Jaguaribe de que o eleitor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é pouco instruído e não raciocina, Fernando Henrique respondeu que "isto é triste" e que o "PT deve refletir sobre isto, porque se baseia neste tipo de suporte social".

O ex-presidente, em entrevista publicada hoje no jornal "Clarín", também negou que o voto destes eleitores pouco instruídos seja irracional, lembrando que "eles ganharam vantagens com Lula".

Sobre a possibilidade de um segundo governo de Lula, Fernando Henrique afirmou que o petista enfrentará muitos problemas que não estão na agenda de hoje e deverá gastar muita energia no Congresso Nacional, pois sua "capacidade de articulação diminuiu" muito.

O ex-presidente também afirmou que as diferenças entre o PSDB e o PT são de ordem política e moral e reiterou que as privatizações são uma invenção de Lula.

"As diferenças não são por questões econômicas e sociais, mas políticas e morais. Descobrimos quase com susto que o que nos separa do PT são os valores. O modo como eles encaram a democracia, os métodos que usam, são truques", afirmou FHC.

Como exemplo de um destes truques do PT, FHC citou o caso das privatizações. "Lula nunca fez nenhum esforço para não privatizar", afirmou o ex-presidente.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página