Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2006 - 15h46

Alckmin vence debate entre presidenciáveis, dizem internautas da Folha Online

Publicidade

da Folha Online

Uma enquete realizada com internautas da Folha Online aponta que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, venceu o debate realizado ontem pela Rede Globo entre o tucano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição.

Até as 15h30 deste sábado, para 52% dos internautas Alckmin foi melhor no debate, contra 43% que acham que o petista ganhou o embate. 4% afirmaram que nenhum dos dois venceu o debate, enquanto que 1% acham que houve empate. Mais de 33 mil internautas já votaram.

A enquete ainda está aberta para votação. O resultado não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online.

Debate

O último debate antes do segundo turno da eleição presidencial foi o mais tenso entre os quatro confrontos promovidos pelas TVs com os dois presidenciáveis.

A Rede Globo abriu espaço para que eleitores indecisos fizessem perguntas para os candidatos. O objetivo era evitar o confronto direto e estimular a discussão de propostas, dando liberdade para os candidatos se movimentarem por um tablado circular e se dirigirem aos eleitores.

Ambos, no entanto, mantiveram o confronto em alto nível de tensão, com muitas ironias e trocas de acusações, apesar de utilizarem as perguntas feitas pelos eleitores nos ataques. Lula chegou inclusive a segurar o braço e a tocar Alckmin.

Durante todo o debate, a estratégia de Lula foi mostrar que estava inteirado dos números de sua administração e da gestão anterior, e indicar que seu adversário não sabia do que falava. O candidato à reeleição chegou ao detalhe de citar o número da página de um livro para sustentar um argumento.

O tucano, por sua vez, insistiu na tecla de que a situação geral poderia melhorar e que faltou ao governo empenho ou competência. Em um dos momentos mais tensos do debate, ele se dirigiu ao adversário e começou a listar os escândalos ocorridos na gestão do petista. "Como é que pode não saber o que se passou na sala ao lado", questionou Alckmin.

Lula não perdeu a calma. "Nós resolvemos combater a corrupção, nós não jogamos para debaixo do tapete", rebateu.

A tensão chegou em seu ápice no quarto e último bloco, quando os candidatos finalmente puderam dirigir perguntas um ao outro. Nesse momento, Alckmin chegou até a insinuar que o PCC (Primeiro Comando da Capital) teria ligações com o PT. "O PCC não é ligado ao meu partido, não", afirmou. Era uma resposta à alfinetada do petista: "A perfeição da polícia de São Paulo resultou no PCC".

Leia mais
  • Alckmin se compara a Davi; Lula diz que ficou satisfeito com 2º turno
  • No debate mais tenso, Lula e Alckmin discutem corrupção e segurança
  • No último bloco, Alckmin cita dossiê e Lula critica gestão tucana em SP
  • Corrupção eleva temperatura de confronto na TV

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página