Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 09h05

Pesquisa projeta resultado como o de 2002

Publicidade

FERNANDO CANZIAN
da Folha de S.Paulo

Pesquisa nacional do Datafolha feita na sexta e ontem mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será reeleito hoje presidente do Brasil para um segundo mandato de quatro anos.

De acordo com o levantamento, Lula tem 61% dos votos válidos, contra 39% de seu adversário, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A vantagem do petista sobre o tucano é de 22 pontos percentuais, o equivalente a cerca de 21 milhões de votos.

Estão registrados para ir às urnas 125.913.479 eleitores. Vencerá a eleição quem tiver mais de 50% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos.

Em relação ao total de votos declarados pelos eleitores, Lula tem 58%, contra 37% de Alckmin. Os que pretendem votar em branco ou anular somam 2%, e os ainda indecisos, 3%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Não houve variação em relação a levantamento divulgado na terça.

Segundo a pesquisa, Lula tem hoje patamar semelhante ao que o levou à vitória na eleição de 2002 contra o também tucano José Serra. Na época, o petista foi eleito com 61,3% dos votos válidos, enquanto Serra teve 38,7%. No 1º turno de 2006, Alckmin teve 41,6% dos válidos --aparece com 39% na pesquisa finalizada ontem.

Considerando os votos válidos (54% a 46%), desde o final do 1º turno Lula avançou sete pontos percentuais. Alckmin recuou sete.

O petista ganhou pontos em praticamente todos os estratos de eleitores. Em relação ao 1º turno, Alckmin preservou sua vantagem apenas entre os mais escolarizados e de maior renda.

Mesmo no Sul, Lula (45%) encostou em Alckmin (49%) no final. Os dois podem estar empatados, considerando o total de votos e a margem de erro.

Entre o 1º turno e ontem, Lula avançou nove pontos no Sudeste, 12 no Sul, sete no Nordeste e oito no Norte/Centro-Oeste. Lula também cresceu entre todas as faixas de renda. Mesmo entre os eleitores que ganham acima de dez salários mínimos (53% pró-Alckmin), o petista ganhou 19 pontos depois do 1º turno.

Dos eleitores que disseram ter votado em Alckmin no 1º turno, 11% devem ir de Lula agora. Ele também atraiu 55% (votos válidos) dos eleitores de Heloísa Helena (PSOL) e 72% de Cristovam Buarque (PDT).

Na pesquisa, em parceria com a TV Globo, o Datafolha ouviu 12.561 eleitores em 356 municípios.

Leia mais
  • Pesquisa Ibope mostra vantagem de 22 pontos de Lula sobre Alckmin
  • Vantagem de Requião sobre Dias é de 5 pontos, diz Datafolha
  • Cabral abre 32 pontos de vantagem sobre Frossard, diz Datafolha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Assine a Folha de S.Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página