Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h21

Tucano Cunha Lima se reelege na Paraíba; conheça perfil

Publicidade

da Folha Online

Um dos mais novos governadores eleitos no país, Cássio Cunha Lima (PSDB), 43, obteve 51,35% dos votos válidos e venceu José Maranhão (PMDB) no segundo turno da eleição para o governado da Paraíba. Natural de Campina Grande, ele é filho do ex-governador, senador e atual deputado federal Ronaldo Cunha Lima.

Sérgio Lima/Folha Imagem
Advogado e pai de três filhos, Diogo, Marcela e Pedro, Cássio Cunha Lima foi duas vezes deputado federal, de 1986 a 1988 e de 1994 a 1996. Três vezes prefeito de Campina Grande (1989 a 1992; 1997 a 2000; 2001 a 2002), tornou o município o primeiro a ser o 100% eletrificado do Nordeste.

É de sua autoria a emenda que garante ônibus de graça para maiores de 65 anos. Também foi ele quem apresentou a proposta que reduziu em cinco anos a idade mínima para trabalhadores rurais requererem sua aposentadoria, além do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social no Brasil.

Campanha apertada

Reeleito em uma das disputas mais acirradas do país, Cássio Cunha Lima enfrentou uma série de denúncias na reta final da campanha. Na última quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu R$ 42,9 mil e material com a inscrição "Cássio 45". Segundo o governador reeleito, trata-se de dinheiro declarado de campanha. O caso ainda está sob investigação.

Apesar de pertencer ao PSDB, Cunha Lima sempre declarou que ter boas relações com Lula --o presidente apoiou José Maranhão inclusive durante comícios.

A campanha na Paraíba também foi marcada por decisões judiciais contra a televisão. O sinal de emissoras e rádios ligadas ao Grupo Correio da Paraíba foi interrompida por três vezes --um dos proprietários do grupo é Roberto Cavalcanti, suplente de José Maranhão.



Leia mais
  • Imprensa internacional destaca reeleição e "renascimento" de Lula
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa na Paraíba
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página