Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h23

Jackson Lago vence no Maranhão e encerra hegemonia dos Sarney; veja perfil

Publicidade

da Folha Online

O médico Jackson Kleper Lago (PDT), 71, maranhense natural de Pedreiras, venceu a ex-governadora Roseana Sarney (PFL) e se tornou, neste domingo, governador do Maranhão, interrompendo quatro décadas de hegemonia da família Sarney. Esta foi a terceira vez que Lago disputou o cargo.

Pioneiro na realização de cirurgia torácica no Estado, Jackson Lago lecionou na Faculdade de Medicina do Maranhão. Em sua carreira política, foi eleito, por três vezes, prefeito de São Luís pelo PDT.

Folha Imagem
À frente da prefeitura, Jackson Lago colocou em funcionamento 42 unidades de saúde, além de ter ampliado as vagas no ensino fundamental. Em abril de 2002, durante o seu terceiro mandato, abdicou do cargo de prefeito para se candidatar ao governo do Estado.

Naquela ocasião, Jackson ficou em segundo lugar nas eleições e entrou, junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com mandado de segurança contra a proclamação dos resultados do pleito, que considerou nulos os 5,7% dos votos obtidos pelo candidato Ricardo Murad (PSB).

O registro da candidatura de Murad havia sido impugnado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) maranhense, mas seu nome, foto e número não foram retirados das urnas eletrônicas, sendo que ele obteve 114.640 votos.

Com a resolução do TSE, o coeficiente obtido pelo candidato José Reinaldo (PFL) foi suficiente para elegê-lo em primeiro turno. Jackson chegou a pleitear a realização do segundo turno para a escolha de um novo governador, mas o TSE manteve sua decisão.

Campanha

Jackson Lago (PDT) cresceu na reta final do segundo turno, apesar do amplo apoio recebido por Roseana do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Jackson, que concorreu pela terceira vez ao governo do Estado, já surpreendera ao levar para o segundo turno uma eleição que parecia decidida a favor de Roseana. Ele disse que colocaria "fim a 40 anos de dominação do grupo Sarney".

No segundo turno o ex-presidente José Sarney (PMDB), reeleito senador pelo Amapá, também intensificou as aparições no interior para tentar eleger a filha.



Leia mais
  • Imprensa internacional destaca reeleição e "renascimento" de Lula
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa no Maranhão
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página