Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h33

Eleito em Pernambuco, Eduardo Campos defende legado do avô; saiba mais

Publicidade

da Folha Online

Aos 41 anos, Eduardo Campos (PSB) está entre os mais jovens governadores. Ele foi eleito hoje com 65,36% dos votos válidos, contra 34,64% do atual governador do Estado, José Mendonça Bezerra Filho (PFL).

Ex-ministro da Ciência e da Tecnologia do governo Lula, Campos conseguiu a vitória em segundo turno com mais de 65% dos votos válidos, tirando o posto do seu adversário, o atual governador José Mendonça Bezerra Filho (PFL).

Neto de Miguel Arraes, Campos tenta combinar a herança eleitoral deixada pelo avô com a imagem de amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apoiado nesses dois pilares, conseguiu pela primeira vez se eleger governador do Estado.

Folha Imagem
Campos venceu o atual governador de PE
Campos venceu o atual governador de PE
Nascido no Recife em 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos entrou na faculdade aos 16 anos e formou-se aos 20 com destaque --foi orador da turma. Começou sua militância política ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia, em 1985.

Em 1986, trocou a possibilidade de um mestrado nos EUA pela participação na campanha que levou Miguel Arraes de volta ao Palácio das Princesas, tornando-se chefe de gabinete. Iniciava-se sua carreira política.

Ele chegou ao Congresso Nacional em 1994, eleito com 133 mil votos. Mas acabou exercendo os cargos de secretário do Governo e da Fazenda. Como secretário da Fazenda, criou a campanha 'Todos com a Nota', que elevou a arrecadação de tributos no Estado.

Em 1998, foi reeleito para a Câmara Federal como o deputado federal mais votado do Estado, com 225 mil votos. Foi novamente eleito deputado federal em 2002 e participou da base aliada do governo do presidente Lula.

Entrou para o PSB (Partido Socialista Brasileiro) em 1990 e conquistou pelo partido seu primeiro mandato, deputado estadual. É presidente nacional do partido desde 2005.



Leia mais
  • Imprensa internacional destaca reeleição e "renascimento" de Lula
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa em Pernambuco
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página