Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 12h41

Lula agenda entrevistas e sinaliza mudança de atitude para o segundo mandato

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinaliza que deve conversar mais com a imprensa no segundo mandato. Ele deve dar entrevistas na noite desta segunda-feira para quatro emissoras de TV: Globo, SBT, Record e Bandeirantes.

Com isso, o presidente coloca em prática a promessa feita ontem, durante seu primeiro discurso como presidente reeleito. "Eu disse a vocês que eu ia mudar o meu comportamento com a imprensa no segundo mandato, vamos abrir para as perguntas para vocês", afirmou ele ontem antes de abrir o microfone para perguntas de jornalistas.

Além das entrevistas de hoje à noite para as emissoras de TV, Lula também deve fazer um pronunciamento à nação em cadeia de rádio e TV. O pronunciamento deve ser exibido amanhã à noite.

Também há a expectativa que Lula conceda amanhã uma entrevista coletiva para a imprensa --não somente para emissoras de TV.

Durante o primeiro mandato, Lula chegou a receber críticas por evitar falar com a imprensa. A grande maioria de seus pronunciamentos ocorreu em discursos oficiais.

Vitória

O presidente desembarcou por volta das 10h30 desta segunda-feira em Brasília. Foi a primeira vez que ele chega à capital federal após a confirmação de sua reeleição. Com mais de 58 milhões de votos, Lula é o presidente mais votado da história do país.

Lula foi recepcionado pela banda da Aeronáutica, que tocou o "tema da vitória" de Ayrton Senna e a Aquarela do Brasil.

Ele foi recebido na Base Aérea por cerca de 200 militantes do PT. O presidente desceu do carro e cumprimentou os petistas que carregavam faixas e bandeiras do partido.

O petista estava acompanhado da primeira dama, Marisa Letícia, e dos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), Tarso Genro (Relações Institucionais) e do governador reeleito pelo Piauí, Wellington Dias (PT).

O presidente seguiu em carreata para o Palácio da Alvorada --residência oficial da Presidência da República--, onde ficará até o final da tarde, quando segue para o Palácio do Planalto, seu local de trabalho, para receber telefonemas de presidentes de outros países.

O chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse que o presidente deve telefonar para governadores eleitos, entre eles o mineiro Aécio Neves (PSDB).

A assessoria de Aécio também não descarta a hipótese de ele entrar em contato com o presidente para parabenizá-lo pela reeleição, retribuindo o gesto de Lula em 1º de outubro, quando o tucano venceu a disputa estadual no primeiro turno. A conversa entre os dois deverá ser a primeira tentativa de aproximação de Lula com a oposição.

Com isso, Lula coloca em prática o primeiro discurso feito como presidente reeleito, em que ele disse que pretende dialogar com a oposição e acenou para os governadores sobre a necessidade de continuar a reforma tributária no segundo mandato.

Descanso

Lula utilizou o jingle da campanha à reeleição do segundo turno para avisar que vai descansar nesta semana com a família. "A gente usou na campanha 'deixa o homem trabalhar'", disse ele se referindo ao jingle da campanha. "Agora, em algum momento, a gente vai ter de dizer 'deixa o homem descansar'", afirmou ele nesta segunda-feira ao desembarcar em Brasília.

Gilberto Carvalho, disse que ele deve viajar na quarta ou quinta-feira. Entre os possíveis destinos da viagem do presidente estão a Restinga da Marambaia (RJ), Guarujá (SP) ou alguma praia da Bahia.

Leia mais
  • FHC avisa que vai continuar "dando trabalho" ao governo Lula
  • CPI vai ouvir amanhã Lorenzetti, Gedimar e Valdebran sobre dossiê
  • OAB quer de Lula e do Congresso Nacional urgência na reforma política
  • Lula retorna a Brasília e deve começar contato com governadores eleitos

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página