Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 17h28

Lula deve conversar com Aécio Neves ainda hoje

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve procurar seu interlocutor no PSDB, o governador de Minas Gerais Aécio Neves. Os dois devem conversar ainda hoje.

No Palácio do Planalto, a expectativa é que a iniciativa seja do governador, em retribuição ao telefonema que recebeu do presidente quando foi eleito em 1º de outubro. Mas, caso Neves não faça este movimento, o próprio Lula já definiu que irá procurar o governador sob o pretexto de novamente cumprimentá-lo pela vitória.

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que esteve hoje com Lula no Palácio do Planalto, negou que tenha recebido a missão de intermediar o diálogo com Aécio. "O presidente não tem de abrir canal de negociação com o Aécio. Lula tem uma relação muito boa com ele, que ficou suspensa em função do período eleitoral. Os dois sabiam que assim que passasse a eleição conversariam novamente", disse.

Além de Aécio, o presidente também deve procurar restabelecer o diálogo com o governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), numa tentativa de minar o poder de Geraldo Alckmin.

Derrotado nas eleições presidenciais, Alckmin garantiu com a votação que teve mais espaço no partido e poder de articulação para 2010.

Depois de tirar uns dias de descanso --Lula deve viajar neste feriado de Finados-- o presidente deve convocar os governadores eleitos para uma reunião em Brasília.

"O presidente manifestou publicamente esta intenção de procurar a oposição. Ele tem facilidade para falar com quem quiser. É natural esperar que estas conversas aconteçam", disse Pimentel.

Leia mais
  • Maiores bancadas no Senado em 2007 serão do PMDB e PFL
  • Lula agenda entrevistas e sinaliza mudança de atitude para o segundo mandato

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página