Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 20h20

PT propõe discussão sobre formação de frente com PC do B e PSB

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PT pode formar uma frente com partidos de esquerda para atuar politicamente no país, a exemplo do que ocorreu no Chile e no Uruguai. O assunto deve começar a ser discutido na reunião do diretório nacional do PT, em novembro. No encontro também será analisada a situação do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).

Afastado da presidência do PT depois de ter seu nome envolvido no episódio do dossiegate, Berzoini vem sendo pressionado a deixar definitivamente o cargo para evitar que o escândalo contamine o novo governo do presidente Lula.

Interlocutores do presidente têm afirmado que é da vontade de Lula que Berzoini deixe o comando da legenda.

Uma prévia da discussão sobre a situação de Berzoini se dará amanhã, quando a executiva nacional se reúne, em Brasília, para avaliar o resultado das eleições.

Frente

A proposta de formação da frente é reunir PT, PC do B e PSB para garantir um mecanismo mais sólido de aliança. O presidente interino do partido, Marco Aurélio Garcia não descarta, porém, a participação de outros partidos que não são do campo da esquerda. "A frente pode ter uma geometria favorável", disse.

A definição sobre a frente deverá se dar no congresso nacional do PT, provavelmente no primeiro semestre de 2007. Na ocasião, também estará em discussão qual será a relação do partido com o novo governo e temas conceituais como o que significa ser um partido de esquerda.

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página