Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 20h21

Dutra diz que PT fez favor a Lula ao apoiar Lago no Maranhão

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

Um dia depois da vitória de Jackson Lago (PDT) para o governo do Maranhão, o presidente do diretório estadual do PT, o deputado federal eleito Domingos Dutra, disse que o partido fez um favor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em apoiar Lago e ficar contra Roseana Sarney (PFL) na disputa estadual.

"Fizemos um bem ao presidente Lula. Se Roseana vencesse a eleição, o [senador José] Sarney [PMDB-AP] ficaria muito forte e poderia constranger o presidente da República", disse Dutra.

No Maranhão, o apoio do PT ficou dividido: o presidente Lula declarou apoio à senadora Roseana Sarney e chegou a participar com ela de um comício na última semana de campanha; o diretório estadual petista, adversário histórico da família Sarney, apoiou Lago.

A família do senador Sarney, pai da candidata derrotada, domina a política no Estado há 40 anos.

A aproximação de Lula com Sarney em seu primeiro mandato sempre causou constrangimentos aos petistas maranhenses, que faziam oposição aos políticos ligados à família.

A divisão do PT não prejudicou a votação de Lula no Estado. No primeiro turno, o presidente recebeu 75,5% dos votos válidos, contra 18,81 de Geraldo Alckmin (PSDB). Anteontem, Lula teve 84,63% dos votos válidos, contra 15,37% do tucano.

Para Dutra, no entanto, o apoio do diretório petista foi determinante para eleição de Lago, que venceu por uma diferença de menos de cem mil votos. O pedetista teve 51,82% dos votos válidos, e Roseana, 48,18%. O deputado disse ontem que o PT vai fazer parte do futuro governo.

Segundo Dutra, a vitória do candidato apoiado pelo diretório vai fortalecer o PT do Maranhão no âmbito do partido.

"Lula vai entender o que aconteceu nas urnas aqui. É preciso que PT em São Paulo entenda que o Maranhão está no mapa do Brasil. A direção nacional nunca olhou para nós."

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página