Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 21h38

PT paulista vai perder espaço e isso é bom, diz governadora do Pará

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

A governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), 48, disse ontem que, na nova geopolítica petista que emergiu das urnas --a eleição de cinco governadores petistas--, parte do PT paulista vai perder espaço. E que isso é bom.

"Pelo menos um grupo do PT paulista vai perder espaço e isto é muito bom. Nada contra os paulistas, mas pelas bobagens que foram feitas", disse.

A petista passou o dia recebendo telefonemas de parabéns pela vitória e atendendo a imprensa. Um dos telefonemas foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que a convidou para reunir-se em Brasília.

Folha - A sra. já falou com o presidente Lula depois da vitória? Como foi a conversa?

Ana Júlia -
Eu o parabenizei e ele me parabenizou. Ele disse que ficou muito feliz com nossa vitória e quer conversar comigo sobre a administração. Estou de licença [do Senado], mas na próxima semana devo me encontrar com o presidente.

Folha - A sra. falou que vai criar o Bolsa Trabalho [programa complementar ao Bolsa Família, para promover a capacitação profissional das famílias]. Vai apresentar o programa ao presidente como um projeto a ser utilizado em todo o país?

Ana Júlia -
Claro. Já tinha falado com ele [presidente Lula] e ele já tinha achado o programa bom. Como o presidente mesmo pediu para conversar comigo sobre administração, vou levar o projeto a ele para discutirmos mais detalhadamente.

Folha - O PT elegeu cinco governadores na eleição deste ano. Na sua opinião, o PT paulista vai perder espaço na próximo governo.

Ana Júlia -
Sem dúvida alguma. Pelo menos um grupo do PT paulista vai perder espaço e isto é muito bom. Nada contra os paulistas, mas pelas bobagens que foram feitas.

Folha - Já é possível visualizar como o partido vai estar em 2010?

Ana Júlia -
Ainda não. Acho que crescemos, amadurecemos e hoje estamos mais preparados para governar. Não tenho a menor dúvida disso. A gente aprende também com os erros.

Folha - No Pará, a eleição ficou polarizada ente também entre PT e PSDB. Há possibilidade de uma aproximação dos dois partidos?

Ana Júlia -
Eu vou dialogar com todos que quiserem o desenvolvimento deste Estado com distribuição de renda. Poderia ter motivos para não querer isso, pois fui vítima de tanta baixaria. Mas, mesmo assim, vamos ter responsabilidade e, a partir de 1º de janeiro, serei governadora de todos paraenses.

Leia mais
  • Dirceu recua e diz que Tarso tem legitimidade para propor refundação do PT
  • Eleitores de aldeia indígena têm voto mais caro do país
  • Presidente convida Aécio para reunião com oposição na capital
  • Partidos aliados já se mobilizam para ampliar espaço no governo

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página