Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 22h13

Na Paraíba, PMDB não aceita derrota

Publicidade

da Agência Folha

O candidato derrotado nas eleições para o governo da Paraíba, José Maranhão (PMDB), disse hoje que não reconhece a vitória do governador reeleito Cássio Cunha Lima (PSDB).

Ele acusou o tucano de ter utilizado dinheiro do governo para vencer as eleições, inclusive com compra de votos.

Cunha Lima se reelegeu com 51,35% dos votos válidos, contra 48,65% do peemedebista.

Segundo nota elaborada pela coligação de Maranhão, os partidos --PRB, PT, PMDB, PSB e PC do B-- vão tentar pedir a cassação do mandato de Cunha Lima. "Para garantia da livre manifestação do eleitor contra a compra de votos, o abuso de poder econômico e político [...], impõe-se o dever e a obrigação de buscar na Justiça a legitimação da vontade do cidadão e a punição dos que usaram o dinheiro público em seu favor."

A coordenação jurídica da campanha de Maranhão disse que vai "intensificar as ações ajuizadas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que pedem a inelegibilidade do governador por três anos".

Segundo o TRE, há seis ações de investigação eleitoral contra Cunha Lima.

Em agosto, o TRE suspendeu a distribuição de cheques emitidos pela FAC (Fundação de Ação Comunitária), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado.

De acordo com ação imposta por Maranhão, a FAC começou a distribuir cheques a pessoas carentes nesse ano eleitoral.

Em outra ação, o TRE investiga a origem do dinheiro apreendido pela Polícia Federal, em mais de uma operação, sob suspeita de que seria utilizado para compra de votos.

Na última semana, a PF apreendeu cerca de R$ 400 mil e material de campanha das duas coligações.

"As ações têm tramitação regular e todos os prazos serão obedecidos", disse Roberto Emílio, assessor do corregedor eleitoral Alexandre Targino.

Cunha Lima disse não temer um "terceiro turno". "Eleição não prevê terceiro turno. A legislação eleitoral prevê primeiro e segundo turno, e eu ganhei os dois", disse o governador reeleito.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página