Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 18h00

Lula faz pronunciamento hoje à noite em cadeia de rádio e TV

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai fazer um pronunciamento à nação nesta terça-feira, a partir das 20h, em cadeia de rádio e TV. O discurso do petista deve durar seis minutos e dez segundos.

Na ocasião, Lula vai agradecer ao povo pela participação no processo eleitoral e apontar os rumos do governo para o próximo mandato.

Segundo nota divulgada hoje pela Secretaria Geral da Presidência, o presidente vai tratar ainda, no discurso, das perspectivas do trabalho conjunto com o Congresso Nacional, os Estados, os movimentos sociais e com toda a sociedade civil.

Lula foi reeleito com 60,83% dos votos válidos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O petista contabilizou 58.294.988 de votos, enquanto o tucano Geraldo Alckmin obteve 37.543.083 de votos (39,17%).

Ex-torneiro mecânico e primeiro líder de um partido de esquerda eleito presidente, Lula consegue igualar a façanha de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 1998, o tucano chegou ao segundo mandato consecutivo --foi o primeiro presidente a se beneficiar da reeleição no Brasil. Ao contrário de Lula, FHC conseguiu a reeleição já primeiro turno, com 53,06% dos votos válidos --escolhido por quase 36 milhões de eleitores.

Nestas eleições, além dos adversários, Lula teve que enfrentar crises políticas e escândalos envolvendo o Congresso Nacional, membros de seu governo e dirigentes de seu partido, o PT. A mais recente crise estourou durante a campanha eleitoral e causou revolta na oposição: a tentativa de compra de um dossiê antitucano. O episódio continua sendo investigado pela Polícia Federal e pela Justiça.

A aprovação e a popularidade de Lula, entretanto, não estavam ligadas ao sistema político, como mostrou a eleição. A atuação do governo petista na área social foi fundamental para a reeleição.

Leia mais
  • Dirceu recua e diz que Tarso tem legitimidade para propor refundação do PT
  • Eleitores de aldeia indígena têm voto mais caro do país
  • Presidente convida Aécio para reunião com oposição na capital
  • Partidos aliados já se mobilizam para ampliar espaço no governo

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página