Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2006 - 16h13

Confira a íntegra do bate-papo com Kennedy Alencar sobre 2º mandato de Lula

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Kennedy Alencar, repórter da Sucursal de Brasília, sobre o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participaram do chat 601 pessoas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Kennedy Alencar sobre o segundo mandato do Presidente Lula. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(03:02:40) carola fala para Kennedy Alencar: o que podemos esperar do governo lula, kennedy?

(03:03:45) Kennedy Alencar: Carola, boa tarde a você e a todos. Acho que podemos esperar um aprofundamento de alguns programas sociais, tentativa de aumentar os recursos na educação e, na economia, creio, haverá uma mudança mais de discurso do que de prática.

(03:03:48) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: a que vc atribui o fato do geraldo ter menos votos no 2º turno do que no 1º? a que se deve esse fracasso?

(03:05:01) Kennedy Alencar: Na campanha do PT, na virada do primeiro turno, avaliou-se que o Lula recebeu um voto de castigo. Parte do eleitorado quis forçar um segundo turno. Essa parcela ficou contrariada com a ausência dele no debate da Globo, não gostou da foto do dinheiro do dossiê.

(03:05:06) Kennedy Alencar: Na campanha do PT, na virada do primeiro turno, avaliou-se que o Lula recebeu um voto de castigo. Parte do eleitorado quis forçar um segundo turno. Essa parcela ficou contrariada com a ausência dele no debate da Globo, não gostou da foto do dinheiro do dossiê.

(03:05:21) Paulo Almeida fala para Kennedy Alencar: Como vc ver o crescimento econônico há 5% ao ano é possível como afirma Lula?

(03:05:35) Kennedy Alencar: Ainda para o Ronaldinho, creio que havia um sentimento mais de rejeição ao Lula naquele momento do que de desejo de eleger o Alckmin.

(03:06:21) Kennedy Alencar: Crescer 5% ao ano é difícil. Palocci tentou. Há gargalos na economia, além de uma expansão do gasto público que dificulta isso.

(03:06:28) Fábio Fallopa fala para Kennedy Alencar: Kennedy, qual será a intensidadade das pressões da oposição no segundo mandato do presidente Lula ?

(03:07:34) Kennedy Alencar: Fábio, por ora, a oposição tem agido como esperado. O PFL numa posição mais radical. FHC pulou fora do impeachment. Serra quer e precisa de relação institucional boa com Lula. Acha quem está errando é o PT, muito agressivo com a mídia e a oposição. Foram vencedores. Deviam ser generosos e não raivosos.

(03:07:42) Aloprado fala para Kennedy Alencar: Boa Tarde, Kennedy. Será que pessoas como o José Dirceu e o Palocci, continuarão a mexer os seus "pauzinhos" nos bastidores do poder... ou virá uma nova leva por aí?

(03:09:28) Kennedy Alencar: Aloprado, é um mito a influência de Dirceu e Palocci depois de terem deixado seus postos. Dirceu tem força no PT, e luta para tentar provar inocência na Justiça. Não tem energia para influenciar o governo. Palocci deixou boa herança econÔmica. Creio que será um deputado federal de destaque, com idéias corretas, a meu ver, sobre economia.

(03:09:34) elvis fala para Kennedy Alencar: o que o sr. acha do segundo mandato do presidente lula?

(03:11:09) Kennedy Alencar: Elvis, ainda é uma questão em aberto. Lula acertou no tom ao falar em entendimento nacional no pronunciamento de terça à noite. O PT, porém, tem atacado a imprensa e a política econômica. Mais uma vez, por burrice, incompetência e o viés autoritário e anacrônico de algumas correntes, o PT cria mais problemas para o governo.

(03:11:41) Fábio Fallopa fala para Kennedy Alencar: O presidente Lula corre risco de sofrer um impeachtment no seu segundo mandato ?

(03:13:11) Kennedy Alencar: Não creio. Por ora, não há prova de envolvimento do presidente com crime de responsabilidade ou crime eleitoral. Eleito com mais de 60% dos votos válidos, é muito forte. Depois de uma crise tremenda em 16 meses, o Lula ter se reelegido como se reelegeu foi grande demonstração de força. Obviamente, não deve confundir isso com perdão de desvios éticos, mas entender que, apesar deles, a maioria da população aprovou a gestão econômica e social.

(03:13:15) marx fala para Kennedy Alencar: Quem são os verdadeiros vencedores e perdedores desta eleição ?

(03:14:41) Kennedy Alencar: Lula é o grande vencedor. O PT saiu bem, elegendo governadores importantes, como Jaques Wagner na Bahia e Marcelo Déda em Sergipe. Ambos são excelentes e experientes quadros do partido. O PFL perdeu bastante. O PSDB perdeu por um lado, mas elegeu Serra e Aécio, nomes que, aos olhos de hoje e na minha opinião, despontam como os mais fortes presidenciáveis para 2010.

(03:14:47) Nina fala para Kennedy Alencar: Ola Kennedy, como voce ve o programa educacional deste governo?

(03:16:00) Kennedy Alencar: O ministro Fernando Haddad é bem-avaliado pelo presidente. Tem feito um trabalho que é respeito pelos secretários de Educação. Me parece que é da área. Acho que, se aprovadas algumas medidas, como o Fundeb, a educação ganhará recursos e poderá dar um salto. O importante é acumular conquistas. A gestão educacional de FHC trouxe avanços. Cabe a Lula dar outro salto de qualidade.

(03:16:07) IRAM-NITEROI-RJ pergunta para Kennedy Alencar: Caro Kennedy, até que ponto o sr.acredita que esses "escândalos", como mensalão e etc. pode influenciar no segundo mndato do presidente reeleito?

(03:17:22) Kennedy Alencar: Iram, é impossível que não surjam outros escândalos. Governo é uma máquina enorme, com muita gente, muitos interesses. É natural que apareçam novos casos. Como no primeiro mandato Lula já se desgatou muito nessa área, a influência do mensalão e do dossiegate, creio, será tornar ainda mais custosa a aparição de um caso de corrupção.

(03:17:32) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: uma pessoa q tem os direitos politicos cassados pode ser nomeado ministro ou secretario num estado?

(03:18:48) Kennedy Alencar: Ronaldinho, creio que sim. A cassação é relação aos direitos de concorrer e de ser votado. Dirceu, por exemplo, mantém o direito de votar, apesar de ter tido seu mandato de deputado federal cassado. No entanto, não creio que haja condição política para que pessoas cassadas possam ser nomeadas para esses postos.

(03:19:01) Paulo Almeida fala para Kennedy Alencar: como vc analisa as jogadas da oposição(PSDB),sobre possíveis acordos com o governo?

(03:21:06) Kennedy Alencar: Acho que seria importante para o país. Mas é difícil e necessitará de habilidade e concessões de ambos os lados.

(03:21:12) Will28 fala para Kennedy Alencar: Será que Lula vai Almentar o Salario minino e pra quanto?

(03:21:50) Kennedy Alencar: Continuará com a política de aumento real. Creio que, em 2007, num nível menor do que em 2006.

(03:21:57) Paulo Almeida fala para Kennedy Alencar: podemos ver melhorias na área da saüde?

(03:22:08) Thiago do PT fala para willsantc: Vc prova que o Lula é corrupto??? Viu ele em algum ato de corrupção

(03:23:04) Kennedy Alencar: O próprio Lula acha patinou nessa área. Não creio que tenha sido uma área com bom desempenho.

(03:23:17) Kennedy Alencar: Pessoal, tá meio lento o meu computador. Peço compreensão.

(03:23:17) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: vão acabar mesmo com a reeleiçao ou foi só papo de eleiçao?

(03:24:28) Kennedy Alencar: Há muita chance. É de interesse da maioria dos partidos.

(03:24:32) Fábio Fallopa fala para Kennedy Alencar: Kennedy, será que corte de gastos na máquina do governo poderá ser feita no próximo governo ?

(03:25:22) Kennedy Alencar: Lula já estuda um plano de redução de despesas de custeio. Cortar entre 0,2% e 0,3%, algo entre R$ 4 bilhões e R$ 6 bilhões, ao ano.

(03:25:28) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: vc acha que o geraldo vai tentar a prefeitura de sp ou o psdb irá apoiar o kassab?

(03:26:32) PARAHYBA fala para kadu: MOÇO, ENTRA NO SITIO DA PF E DENUNCIA A QUADRILHA. SAIDA CONVIVER COM O ESTADO DE DIREITO...DENUNCIE ENTÃO OS CORRUPTOS E APRESENTE PROVAS...

(03:26:32) Kennedy Alencar: Aliados de Alckmin querem isso. Atrapalha os planos de Serra de apoiar Kassab.

(03:26:38) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: como ficará a briga pela presidencia da camara e do senado?

(03:27:49) Kennedy Alencar: Lance fundamental para formação do novo governo. Lula precisará intervir para compor maioria competente.

(03:27:55) PortalTributario fala para Kennedy Alencar: Boa tarde Kennedy, na sua opinião qual será a diferença entre o governo dos próximos 4 anos do mandato anterior? Lula irá governar o país de forma muito diferente?

(03:29:06) Kennedy Alencar: Lula tentará aprofundar mesmo a linha de crescimento da economia. Esse é o desafio, creio. Sem isso, será mais do mesmo, uma política social que ameniza mas não resolve o grosso da miséria.

(03:29:19) Luis fala para Kennedy Alencar: Qual a sua opiniao sobre o escandalos envouvendo o PT e o presidente agora reelito Luis Inacio Lula da silva?

(03:29:30) Thiago do PT fala para Moinhos: Lógico que não... Foi por isso que a PF no governo LULA desbaratou a quadrilha do sanguessuga e dos vampiros, quanto ao mensalão, vai existir sempre, enquanto houver deputados e senadores em nosso país

(03:30:25) Kennedy Alencar: Tiraram autoridade moral do PT para posar de monopolista da ética, o que tem um lado bom. Foram fatos gravíssimos e que deveriam levar o partido e o governo a rever práticas políticas e de formação de maioria parlamentar.

(03:30:29) kabrunco fala para Kennedy Alencar: Você então acredita que não há razões para o caráter passional como alguns lulistas tem tratado a imprensa nos últimos tempos?

(03:32:04) uolk fala para Todos: o papo aqui é com o Kennedy. Atenção cabos eleitorais a eleição acabou.

(03:32:18) Kennedy Alencar: Kabrunco, sinceramente, acho burrice. Nenhum dos escândalos teve origem na imprensa. Vieram todos de aliados ou de membros do PT. Se a imprensa erra, e ela erra, sim, é algo que deve e merece ser criticado. No entanto, hostilizá-la e julgá-la responsável pela crise é um equívoco. O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, deveria propor uma auto-reflexão não só à mídia, mas, sobretudo, ao seu partido.

(03:32:24) O Economista fala para Kennedy Alencar: É provável que o segundo mandato de Lula inicie de fato um ciclo "desenvolvimentista"?

(03:33:20) Kennedy Alencar: É uma história que está para ser escrita. Os juros estão em trajetória de queda, a inflação está baixa. Uma ala do governo e do pensamento econômico acha que não é preciso corte de gastos, que o crescimento viria a partir de agora. Temo que não seja assim, apesar de ter de deixar claro que ajuste fiscal afetará a área social.

(03:33:31) Carlos Henrique fala para Kennedy Alencar: que podemos esperar da economia nesse 2º mandato

(03:34:39) Kennedy Alencar: Lula já enquadrou a turma que falava em guinada na economia. Acho que, se os juros continuarem a cair e se houver um ajuste fiscal, ainda que como sinal, não precisa ser algo radical, cortar R$ 60 bilhões de uma vez, por exemplo, há chance de taxas altas de crescimento da economia.

(03:34:51) fafu fala para Kennedy Alencar: oi kenedy, tudo bem com vc? quero saber se vc sabe quantos ministérios serão abocanhados pelo PMDB?

(03:35:15) Kennedy Alencar: Fafu, tudo bem, obrigado. Pergunta difícil. Creio que serão 4 pastas. O partido já tem três.

(03:35:25) Aloprado fala para Kennedy Alencar: Esse entendimento nacional que o Lula busca, pode lhe custar um alto preço?

(03:36:37) Kennedy Alencar: Aloprado, esse entendimento seria fundamental para o país avançar mais rapidamente. PT e PSDB têm muito em comum nas receitas econômicas e sociais. Se houvesse o acerto de uma agenda comum, não é preciso aliança nem governo de coalizão, poderiam aprovar no Congresso muita coisa que um certo "centro conservador" rejeita.

(03:36:44) ex-petista fala para Kennedy Alencar: o que o sr. acha da politica externa principalmente com a bolivia? o pres. boliviano esta tirando sarro da nossa cara.......

(03:37:52) Kennedy Alencar: Ex-petista, achei correta a atitude em relação à Bolívia. O Brasil não tinha muita alternativa. Negociou. Lula, de sua parte, agiu bem. Mostrar força com a Bolívia, como cobraram certos setores que tiveram medo de peitar grandes potências, é usar força desproporcional.

(03:38:04) fafu fala para Kennedy Alencar: uma outra questão: lula deve negociar com as diversas facções do PMDB ou somente com o PMDN governista?

(03:38:12) Moinhos fala para Tio 56: Mas o pior que este baralho de cartas marcadas, é o povo brasileiro, que vota e os coloca lá novamente. Isso é pior. Vender a sua dignidade por R$38,00. Isso é o pior. O Maluf estava preso até bem pouco tempo atrás e foi o deputado federal mais votado. É muita incoerência.

(03:39:24) Kennedy Alencar: Fafu, há um esforço do Lula para tentar unir o máximo possível as diversas alas do PMDB. Aliança com 100% é difícil, mas há chance de atrair parcela maior do que no primeiro mandato. No governo FHC, a ala governista era bem maior que a oposicionista. No primeiro mandato do Lula, foi meio a meio.

(03:39:44) sherek fala para Kennedy Alencar: bolsa familia,oque vc acha?

(03:40:20) Kennedy Alencar: Sherek, acho bom. Pode haver erros e até desvios, mas num nível muito menor se comparado ao benefício que causa. É um renda mínima focado, que começa pelos mais pobres.

(03:40:27) socialista fala para Kennedy Alencar: lula fundou o P.T. Foi eleito graças a militancia do P.T. O escritor Luis fernando veríssimo declarou que não votou em lula, votou no P.T. Vc defende um presidente ser candidato de um partido, ter um program de partido e pessoas como vc dizerem qeu o problema do lula é o P.T?

(03:42:28) Kennedy Alencar: Socialista, todos os grandes problemas do governo Lula foram causados pelo PT. Desde o bombardeio à política econômica aos casos de corrupção. O partido foi pouco solidário ao governo em 2003, quando Lula implementou uma política conservadora por necessidade. O PT ajudou a civilizar a política brasileira, mas hoje tem, a meu ver, posição anacrônica em algumas questões. Economia é a maior delas. Tivesse aplicado o que o PT sempre defendeu, Lula teria perdido a eleição agora, no melhor cenário.

(03:42:28) eu votei fala para Kennedy Alencar: boa tarde, keneddy, sobre gastos públicos, como vc acha q é possível, se é que é, cortar esses gastos?

(03:44:16) Kennedy Alencar: É difícil cortar. Há pouco espaço no Orçamento. Apenas cerca de 90 bilhões são as chamadas despesas discricionárias. Nelas, há liberdade relativa para corte. Mais importante do que cortar, é o sinal de que haverá redução gradual das despesas ano a ano. Pode começar com pouquinho, mas fazendo ao longo de um período de 10 anos, já funciona. Foi o que o Palocci fez com a dívida pública. Seu esforço maior foi reduzir a proporção dela em relação Produto Interno Bruto.

(03:44:16) RONALDINHO fala para Kennedy Alencar: o que vc acha dessas fusões partidarias? nao é estranho PL e PRONA juntos?

(03:45:14) Kennedy Alencar: Ronaldinho, muito estranho. O PL não tem nada de liberal. É um feudo do Valdemar Costa Neto. E o Prona, uma legenda do Eneás. Acho que essas fusões vão acontecer para tentar burlar a cláusula de barreira. É pena. Mas é legal.

(03:45:20) helio nobre sp fala para Kennedy Alencar: QUAL SERÁ O PAPEL DO PSDB JUNTO COM O PFL, NA OPOSIÇÃO A LULA. UMA OPOSIÇÃO MODERADA OU VAI PARTIR PARA UM ATAQUE MAIS AGRESSIVO A LULA

(03:46:30) Kennedy Alencar: Helio, não creio que a oposição vá agir em bloco. Setores mais radicais, como as bancadas dos dois partidos no Senado,serão mais duros. Governadores como Aécio e Serra terão de tentar boa convivência em função de suas administrações.

(03:46:40) Tio 56 fala para Kennedy Alencar: Você acha que o Lula vai conseguir mudar alguma coisa ou vai ter que "comprar" de novo esse Congresso para fazre as Leis serem aprovadas ?

(03:47:47) Kennedy Alencar: Tio 56, um mensalão 2 será o melhor e mais curto caminho para o fracasso. Creio que Lula, no pronunciamento, acertou o tom em relação à oposição. O governo do PT nunca aprovou um projeto importante sem apoio da oposição. É bom lembrar.

(03:47:53) sopa fala para Kennedy Alencar: Como o sr. vê a postura do senador Bonhausen, que é presidente do partido com maior bancada do senado, o PFL, a respeito do diálogo com o presidente Lula?

(03:48:48) Kennedy Alencar: Sopa, acho um erro. Bornhausen deveria conversar com Lula. Não precisa ficar amigo dele, aceitar cargos. Não há um projeto em tramitação no Congresso que o PFL não possa apoiar? É um erro.

(03:48:48) psiu fala para Kennedy Alencar: VC acha que existem condicoes para o Delfim virar ministro?

(03:49:32) Kennedy Alencar: Psiu, acho que o Delfim está mais para assessor especial ou conselheiro do que ministro. Por ter pertencido à ditadura militar, não seria uma nomeação fácil. Lula ainda está refletindo sobre a nova equipe. Não decidiu ainda se mantém ou tira o Mantega.

(03:49:32) DS001 fala para Kennedy Alencar: existe alguma chance nesse 2º mandato de redução na dívida interna do país, que já passa a casa do trilhão?

(03:50:07) Kennedy Alencar: A dívida interna vem caindo proporcionalmente em relação ao PIB. Com taxa de juro menor, é um processo que tende a continuar.

(03:50:12) Agá fala para Kennedy Alencar: Kennedy, a vitória do presidente Lula significa q o psdb não soube grudar a corrupção no presidente lula ou q o povo não liga para esse tipo de tema?

(03:51:49) Kennedy Alencar: Agá, acho uma injustiça dizer que o povo não liga para corrupção. Liga, sim. No entanto, não acha que o PT e o Lula são os únicos que se envolveram em escândalos. Não houve prova de participação do presidente em nenhum caso de corrupção. Nesse contexto, o povo julgou que valia a pena renovar o mandato do Lula, aprovando, como disse, sua gestão na economia e na área social.

(03:51:55) woodstein fala para Kennedy Alencar: Vc tem conhecimento de medidas do governo para prevenir uma repetição da onda de escândalos ocorrida a partir de 2005? O governo está "escaldado"?

(03:52:37) Kennedy Alencar: Woodstein, o Lula parece escaldado. O dossiegate foi outra pancada pesada. Creio que ele fará uma renovação de quadros no governo e estará mais atento a questões desse tipo.

(03:52:37) Maria fala para Kennedy Alencar: a ministra Marina Silva deverá continuar na pasta do Meio Ambiente?

(03:53:31) Kennedy Alencar: Maria, a tendência para essa. Mas o Lula até agora não confirmou ninguém oficialmente. O Jorge Viana, que vai deixar o governo do Acre, é lembrado para esse posto. Mas creio que a Marina, muito querida pelos setores ambientalistas e pelo Lula, ficará no posto se assim desejar.

(03:53:31) P.Nunes fala para Kennedy Alencar: Boa tarde, o Sr. não acha estranho o pouco apoio dado à campanha do Geraldo pelo PSDB ? Estariam eles já convencidos de que não seria possível vencer o BOLSATUDO, que afinal acabou por definir o rumo da eleição, ou estariam eles de olho na catastrofe anunciada no plano econômico mundial e deixaram a bomba pra esplodir no colo do PT ??

(03:54:52) Kennedy Alencar: P.Nunes, Alckmin se impôs ao PSDB. O Serra teve medo de perder para o Lula e fugiu da luta. O PSDB não teve coragem de defender o governo FHC, que trouxe avanços para o país. Aceitou que a agenda fosse ditada pelo PT. Não creio que esteja a caminho uma catástrofe na economia mundial.

(03:55:04) Evandro fala para Kennedy Alencar: Existe chance dos impostos baixarem realmente? Pq não transformam aquele rosário de impostos da empresas de Lucro Presumido em uma espécie de Simples 2, para que seja mais fácil evitar sonegação, e baixar o custo Brasil?

(03:55:53) Kennedy Alencar: Evandro, a sociedade não aceita mais aumento de imposto. Creio que haverá baixas pontuais. É uma área problemática e da qual entendo pouco para dar uma resposta profunda.

(03:56:05) GERSON..CEARÁ fala para Kennedy Alencar: vai exixtir 3° turno??? já que o PSDB, o PFL e p PPS já diseram que não haverá trégua??

(03:56:45) Kennedy Alencar: Gerson, creio que não. Pelo menos, da parte da oposição. Haverá jogo duro etc.

(03:56:51) Jairo fala para Kennedy Alencar: Podemos ter esperança de um governo mais eficiente no próximo mandato?

(03:57:31) Kennedy Alencar: Jairo, esperança, sim. Vamos ver a equipe que o Lula vai colocar para entrar em campo, como ele mesmo disse. Está, por exemplo, avaliando se mantém o Mantega na Fazenda por ter dúvida se ele aguenta o tranco e faz o país crescer a 5% ao ano.

(03:58:11) Tucano fala para Kennedy Alencar: vc acha que o Lula pode se tornar ditador???

(03:59:26) Kennedy Alencar: Tucano, não acho. Em todas as vezes que o Lula foi convidado a ultrapassar a linha da democracia para a ditadura, ele não o fez. Pode ter tido até vontade, como no episódio Larry Rohter, mas recuou. O Lula tem uma formação de negociação sindical. Acredita no diálogo. Erra no tom às vezes, mas não é um ditador.

(03:59:32) Pantaneiro-MS fala para Kennedy Alencar: Podemos acreditar que o Lula será o novo Jucelino versão PT?

(04:00:12) Kennedy Alencar: Pantaneiro, o Lula deseja. Depende dele. Tem quatro anos. Se tiver habilidade e grandeza de estender a mão à oposição, tem alguma chance.

(04:00:32) Kennedy Alencar: Quero agradecer a participação de todos, muito gentis. E até a próxima. Abraço, Kennedy

(04:00:43) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do jornalista Kennedy Alencar e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Leia as últimas reportagens de Kennedy Alencar na Folha (Só assinantes)
  • Confira a coluna Brasília Online
  • Leia as últimas colunas da Pensata
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página