Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2006 - 17h45

Lula quer priorizar infra-estrutura para garantir meta de crescimento

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Para evitar um colapso no país caso se alcance a meta de 5% de crescimento da economia a partir do próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou sua equipe a priorizar a área de infra-estrutura. Em reunião hoje com a coordenação política do governo, o presidente decidiu que nas próximas semanas irá viajar pelo país para visitar as obras em execução e tentar acelerar os projetos.

O presidente se reúne amanhã com os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Silas Rondeau (Minas e Energia) que devem apresentar um balanço das obras em andamento no país.

Se identificar que problemas ambientais prejudicam a execução das obras, Lula deve conversar depois com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o Ibama. Pelo menos duas apostas do governo estão emperradas por causa de problemas ambientais: o complexo hidrelétrico do rio Madeira e a transposição de águas do Rio São Francisco para o sertão nordestino.

Segundo fontes do Planalto, o presidente está disposto a retomar, nas próximas semanas, as viagens nacionais para visitar obras. Entre as prioridades estão as estradas.

A Folha Online apurou que com a proximidade das férias do final de ano, o presidente quer evitar transtornos para a classe média e recuperar o apoio deste setor da sociedade já afetado com o apagão aéreo.

Para evitar que estas ações sejam atropeladas pela decisão sobre a montagem da nova equipe, o presidente não deve antecipar anúncios sobre quem serão seus colaboradores no segundo mandato.

Congresso

O presidente Lula também definiu na reunião da coordenação política que irá assumir a interlocução com os partidos. Nos próximos dias, Lula irá se reunir com mais governadores eleitos, mas não há previsão de uma reunião com todos os novos mandatários. Esta tarefa vinha sendo exercida pelo ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), que agora vai se limitar a tratar da agenda de votações com o Congresso.

Participaram da reunião os ministros Luiz Dulci (Secretário Geral da Presidência), Guido Mantega (Fazenda), Marcio Thomaz Bastos (Justiça) e o vice-presidente José Alencar. O vice-presidente comunicou Lula que viaja na quarta-feira a Nova York para se submeter a uma cirurgia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página