Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2006 - 16h27

Aécio diz que governadores podem cair em "armadilha"

Publicidade

da Folha Online

O governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves, disse hoje que procura um consenso entre seus colegas no Estado para apresentar no Congresso Nacional. Ele também afirmou que os governadores podem cair em uma "armadilha" e viraram "caudatários" do governo federal sem uma agenda de reivindicações em comum.

"O que nós não queremos é, na verdade, cairmos numa armadilha de sermos apenas caudatários do interesses do governo federal", disse o governador, após um encontro com o governador eleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O futuro titular do Palácio das Laranjeiras (sede do governo fluminense) também concordou com seu colega de Minas. "Os estados e municípios precisam de alternativas, não só para sua sobrevivência, mas também para sua capacidade de investimento", disse Cabral.

Aécio qualificou de "absurdo" o volume de repasses das receitas tributárias para a União e afirmou que a proposta de reforma tributária deveria incluir, entre outros itens, a transferência do Pasep (tributo) para os Estados e os municípios.

O governador mineiro também defendeu que os Estados se unam para discutir a descentralização dos recursos arrecadados no país. "Eu tenho certeza que com a força do Rio de Janeiro e de alguns outros estados brasileiros nós temos uma excepcional oportunidade de repactuarmos a federação no Brasil, o que será bom, inclusive, para a União", afirmou.

Leia mais
  • Reunir governadores com Lula agora não faz sentido, diz Aécio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página