Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 19h47

CNBB defende plebiscito para discutir privatização da Vale

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Igreja Católica estuda fazer um plebiscito sobre a venda da Companhia Vale do Rio Doce. O assunto está na pauta de seminário realizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que teve início nesta sexta-feira.

Segundo D. Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira --ligada à CNBB --a proposta já foi aprovada com o objetivo de consultar toda a população sobre a necessidade de venda da Vale.

"Queremos fazer um plebiscito pedagógico em torno da Vale para questionar a privatização e conferir o que valeu esta privatização. Não estamos contra a empresa, mas esse é um ótimo tema para repensar o projeto de país que queremos", disse o bispo.

Semana da Pátria

A idéia da CNBB é que o plebiscito seja realizado em setembro de 2007, na semana da pátria, de forma não-oficial. Seria o mesmo recurso que a entidade usou quando consultou os brasileiros sobre a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Na ocasião, cerca de 10 milhões de pessoas se manifestaram --a maioria contra a implantação da Alca. Para a CNBB, o resultado do plebiscito ajudou o governo a desistir das negociações sobre a área de livre comércio.

D. Valentini disse que, embora o plebiscito tenha sido aprovado no seminário da CNBB, ainda não está definido se a consulta será realizada. Os bispos pretendem ampliar as discussões sobre o plebiscito antes de garantirem a sua viabilidade.

A privatização da Vale do Rio Doce foi promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em 1997. O assunto esteve em pauta na disputa presidencial de outubro, quando a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou os tucanos de venderem um patrimônio público por um preço irrisório diante dos lucros da empresa.

Leia mais
  • Presidente da CNBB critica "barganha" de aliados em em busca cargos
  • Para CNBB, Bolsa Família "vicia e acomoda"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página