Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 18h25

Lula diz que prefeituras e Estados não têm capacidade de investir

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que vai tentar destravar o país até o dia 31 de dezembro para ajudar prefeituras e Estados. Segundo ele, as prefeituras não têm capacidade de investimento e os Estados estão quebrados.

"O que nós temos é que destravar o país porque os prefeitos que estão aqui sabem que as prefeituras não têm nenhuma capacidade de investimento hoje. Como é que alguém quer ser prefeito? Porque, às vezes, vivem apenas por conta do Fundo de Participação dos Municípios, às vezes os prefeitos não têm nem disposição de cobrar IPTU, porque só tem uma casa boa para pagar IPTU na cidade e ele tem medo de cobrar. Então, eu quero destravar", disse Lula na inauguração da unidade de biodiesel da usina Barralcool, em Mato Grosso.

Segundo ele, o problema da falta de capacidade de investimento também atinge os Estados. "Os Estados estão quase todos quebrados, os Estados não têm quase nenhuma capacidade de investimento. Se o Estado não investe, o município não investe e a União não investe, quem vai investir? Ninguém vai investir. Então, eu vou me dedicar até o dia 31 de dezembro para destravar o país."

Lula disse que vai encontrar a fórmula para garantir o crescimento do país. A meta do governo é fazer a economia do país crescer 5% em 2007. "Porque somente o crescimento é que vai garantir o crescimento da qualidade de vida do nosso povo, vai aumentar a renda do nosso trabalhador e vai permitir que as pessoas conquistem a sua cidadania com a maturidade que nós precisamos."

Culpa

Lula disse que no Brasil o governo é sempre culpado do que dá errado. Mas que ninguém fala das coisas boas. "O governo é como se fosse um pote de água benta, cabe tudo ali, e, na verdade, quando as coisas estão bem, as pessoas não falam. Por exemplo, eu não vi ninguém do café dizer que o café está bem, e está bem desde que nós entramos no governo."

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página