Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 14h14

Governadores aliados desistem de apresentar agenda a Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Depois de uma reunião prévia de quase duas horas, os 16 governadores e dois vices seguiram para um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem definir uma agenda de reivindicações para os Estados a ser implementada no segundo governo.

Sem consenso em torno de temas como as reformas da Previdência e Tributária, os governadores decidiram limitar o encontro com Lula a apenas lhe transmitir apoio político.

Os governadores também entenderam que a definição de uma agenda neste momento poderia gerar atrito com os demais governadores de oposição que não participam do encontro.

Ajuda com oposição

Segundo o governador Paulo Hartung (PMDB-ES), escalado como porta-voz do grupo, os governadores aliados vão oferecer para o presidente Lula ajuda na interlocução com os Estados governados pela oposição.

"Vamos buscar a união dos 27 governadores, estabelecer uma interlocução com o presidente e depois disso construir uma agenda de interesse dos 27 Estados", justificou. Hartung chegou para o encontro defendendo as reformas previdenciária e tributária.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT-SE), que chegou a dizer ontem que no encontro desta quinta-feira os governadores iriam defender "propostas ousadas" para o país, afirmou que esta discussão ficou para depois.

Déda foi ao lado do governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), quem organizou o encontro com Lula. Wagner não quis falar com a imprensa.

Segundo o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), depois do encontro de hoje com Lula a idéia é procurar os demais governadores e a partir de então construir uma agenda para tratar com o governo. "Vamos dar nosso apoio para desanuviar o ambiente", afirmou.

Leia mais
  • Opção por Benedita pode afastar Cabral de Garotinho
  • Ministério Público quer investigar Thomaz Bastos
  • PF prende suspeitos por fraude de R$ 1 bi em 5 Estados e no DF
  • CPI usa ligações e vídeo para rebater versão de ex-petistas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página