Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 12h05

Sarney defende nome de Renan para a presidência do Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador José Sarney (PMDB-AP) defendeu nesta quinta-feira o nome do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para disputar a reeleição à presidência do Senado Federal. Segundo Sarney, o PMDB deve presidir novamente o Senado por ter conseguido eleger a maior bancada de parlamentares.

"Somos a maior bancada do Senado e temos o direito de indicar. Não poderíamos escolher outro nome senão o do senador Renan Calheiros, que vem desenvolvendo um excelente trabalho na presidência do Senado", disse.

Apesar de não ter lançado o seu nome oficialmente na disputa, Renan articula nos bastidores o apoio de governistas e da oposição para a sua reeleição. A exemplo de Sarney, o presidente do Senado defende que o PMDB presida a Casa.

A reação do PMDB veio depois do PFL ter indicado ontem o senador Agripino Maia (RN) para disputar a presidência do Senado. O PFL alega que elegeu a maior bancada ao Senado nas eleições de outubro, com 20 parlamentares. Mas o argumento do PMDB é que o partido terá o maior número de senadores no dia da posse, em 1º de fevereiro do ano que vem, já que alguns pefelistas prometem deixar o partido --entre eles a senadora Roseana Sarney (MA), que já anunciou o desligamento do PFL e deve se filiar ao PMDB.

O nome de Renan tem o apoio do Palácio do Planalto, mesmo sem o presidente do Senado assumir publicamente que já é candidato à reeleição. O senador vem preferindo manter as articulações nos bastidores para evitar um confronto direto com Agripino e prejudicar o apoio ao seu nome entre os parlamentares.

Leia mais
  • Com doações ocultas, PT repassa R$ 18,5 mi a Lula
  • Conselho do PMDB deve aprovar hoje apoio ao governo de coalizão de Lula
  • Procurador-geral não vê uma ligação de Lula com mensalão
  • Termina hoje prazo para eleitor justificar ausência de voto no 1º turno

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página