Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 15h51

TSE deve adiar julgamento de prestação de contas da campanha de Lula

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não deve julgar hoje a prestação de contas da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido prometeu para "as próximas horas" apresentar uma declaração retificadora da prestação de contas já protocolada, mas que foi alvo de observações de técnicos e analistas do tribunal.

No tribunal, a avaliação é que o ministro Gerardo Grossi não deve ter tempo suficiente para avaliar a retificação a ser apresentada pelo PT. O TSE concedeu um prazo de 72 horas para que o presidente Lula se manifesta sobre o parecer preparado pela equipe de técnicos e analistas da Secretaria de Controle Interno da instituição.

No parecer, a equipe recomenda a desaprovação das contas da campanha do presidente Lula. Entre os vários problemas, a equipe aponta entre as doações --de R$ 9,878 milhões-- uma série de receitas estimadas que deveriam ser declaradas com a descrição, quantidade, valor unitário dos bens ou serviços e fonte de avaliação dos preços praticados no mercado. Segundo os técnicos, sem o detalhamento, não foi possível identificar adequadamente as receitas indicadas.

Em nota, o tesoureiro de campanha, José de Filippi Júnior, afirmou que essas observações são apenas "formalidades" em relação ao lançamento de despesas e doações.

"O Comitê informa que todas as divergências apontadas serão prontamente sanadas nas próximas horas, em prestação de contas retificadora, possibilidade expressamente admitida na legislação eleitoral", afirma Filippi.

Leia mais
  • Parecer do TSE recomenda rejeição das contas da campanha de Lula
  • PT define candidatura de Chinaglia e tenta buscar consenso entre aliados
  • Para Alckmin, coalizão do governo Lula gira em torno de cargos
  • Jarbas diz que não se compromete a apoiar candidatura de Renan no Senado

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página