Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 14h01

Conselho político do governo de coalizão de Lula terá oito partidos

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Conselho Político do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá sua primeira reunião na próxima quarta-feira, com a participação de oito partidos, que vão formalizar a entrada no governo de coalizão política.

Segundo o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), oito partidos já sinalizaram ao governo que devem integrar a coalizão e o conselho: PT, PMDB, PSB, PDT, PC do B, PR, PRB e PV.

O ministro disse que o PDT e o PV ainda discutem internamente se participam da coalizão, mas acredita que devem formalizar o ingresso na semana que vem.

Ele espera, ainda, que o PTB também decida pelo apoio formal ao governo federal, embora a legenda ainda não tenha comunicado a decisão de integrar a base política do presidente.

Segundo Tarso, a primeira reunião do Conselho Político terá como objetivo discutir a regulamentação do órgão, que servirá de apoio ao presidente Lula nos próximos quatro anos.

"Conselhão"

Tarso reiterou que o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social), no segundo mandato de Lula, será um órgão vinculado ao governo, com a principal função de discutir mecanismos que garantam uma taxa de crescimento de 5% em 2007.

Segundo o ministro, o governo estuda anexar o Conselho a um ministério, que pode ser Desenvolvimento ou a Fazenda, como forma de acelerar as discussões no campo econômico.

Leia mais
  • Atrasos em aeroportos adiam reunião do PDT sobre adesão ao governo
  • PF entregará à CPI provas contra Lacerda
  • PR formaliza entrada na coalizão de Lula
  • TSE decide manter diplomação de Lula para o dia 14

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página